Cruzeiro pediu e torcedor do Bora Juniors foi PRESO na Argentina
O Ministério de Segurança de Buenos Aires, capital da Argentina, confirmou neste domingo (18) que prendeu o torcedor do Boca Juniors de 26 anos que foi flagrado cometendo atos racistas direcionados à torcida do Cruzeiro na última quinta-feira (15) pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana na La Bombonera, que terminou com vitória do time xeneize por 1 a 0.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o torcedor do Boca Juniors imitando um macaco para os cruzeirenses presentes na arquibancada da La Bombonera. O argentino foi autuado por atos discriminatórios graças à Lei Nacional 23.592, que fala sobre discriminações baseadas em raça, religião, nacionalidade, ideologia política ou gênero, podendo pegar de um mês a três anos de prisão.
Além de ter confirmado a detenção do torcedor, o Ministério de Segurança também mencionou através da nota oficial sobre quatro cruzeirenses que teriam rasgado notas de dinheiro na La Bombonera, uma forma de provocação à grave crise financeira enfrentada pela Argentina. O órgão informou que a polícia montou um cerco no fim do jogo para identificar os responsáveis, que foram detidos e notificados.
Cruzeiro repudia racismo de torcedor do Boca Juniors
“O Cruzeiro condena os gestos e termos racistas de torcedores do Boca Juniors proferidos aos torcedores cruzeirenses, durante o jogo das oitavas de final da Sul-Americana. Precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é crime e uma luta de todos”, escreveu o time de Minas Gerais nas redes sociais.