Notícias do Cruzeiro

URGENTE: Narrador é acusado de crime grave contra jogador do Cruzeiro

O narrador Alberto Rodrigues utilizou as redes sociais para se desculpar por ter usado expressões racistas durante a transmissão da vitória do Cruzeiro sobre o Libertad, por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana, no dia 17 de setembro.

O narrador, conhecido como “Vibrante”, se referiu a um jogador do Cruzeiro como “coloured” e “escurinho”, o que gerou repercussão negativa. Em seu pedido de desculpas, Rodrigues reconheceu o erro e destacou a importância de continuar aprendendo sobre o racismo, mesmo aos 85 anos.

Durante a transmissão ao vivo, realizada pelo canal do jornalista Samuel Venâncio, a SamucaTV no YouTube, Rodrigues teve dificuldades para identificar um atleta do Cruzeiro que estava no banco de reservas e, ao tentar descrever o jogador, utilizou repetidamente os termos considerados racistas.

Após a fala, Samuel Venâncio tentou corrigir a situação e, posteriormente, pediu desculpas em nome do canal, reforçando que foi um ato de racismo e que comunicadores devem ser responsáveis por suas falas.

A gente como comunicador, tem um papel muito importante e todo mundo acompanhou o que aconteceu durante o primeiro tempo. Estou em nome da SamucaTV para fazer um pedido de desculpas por duas expressões que o Alberto Rodrigues usou se remetendo à cor. Ele usou coloured e também escurinho”.

Isso foi um ato que a gente não tem que praticar, que é o racismo. E há pouco até apareceu na placa diga não ao racismo. Entao é uma atitude que a gente não pode compactuar com isso, se referindo à cor das pessoas dessa forma. Fica aqui um pedido de desculpas. E mesmo assim, independentemente da idade, a gente segue aprendendo a cada dia. Foi um ato ruim, um ato de racismo que a gente cometeu. A gente segue sempre aprendendo com essa situação que acontece a cada dia na nossa sociedade”, completou.

Rodrigues afirmou em suas redes sociais que errou e está comprometido em trabalhar para que situações como essa não voltem a ocorrer, sublinhando a necessidade de aprender e lutar contra o racismo. Ele lamentou o episódio e afirmou que isso mostra que, independentemente da idade, ainda há muito a se aprender sobre o tema.

Estou aqui para me desculpar com todos vocês que acompanharam a transmissão do jogo do Cruzeiro na quinta-feira passada. Errei, e estou aqui para me desculpar com todos. Mesmo aos 85 anos, isso mostra que precisamos aprender a tratar o que é o racismo e trabalhar para que nunca, nunca mesmo, aconteça em nossa sociedade”, publicou o radialista.

O termo “coloured”, utilizado por Rodrigues, tem origem no início do século XVII e foi usado em diferentes momentos históricos para se referir à cor da pele de pessoas negras. Contudo, o termo é amplamente considerado ofensivo nos dias de hoje, exceto em alguns contextos históricos. No Brasil, a expressão também carrega conotações negativas, associadas ao racismo estrutural que perdura na sociedade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo