Autuor não poupa palavras para elogiar a base do Cruzeiro
O técnico Paulo Autuori expressou contentamento e alívio após a vitória por 1 a 0 do Cruzeiro sobre o Fortaleza.
Autuori destacou os jovens provenientes da base celeste, elogiando o trabalho realizado e a relevância do desenvolvimento desses jogadores.
“Quando cheguei, há pouco tempo, escutei: ‘nossa base não tem ninguém, não tem jogador’. Ganhamos títulos com a sub-17, com a sub-20, mas não é o título, é o trabalho, a maneira como nós jogamos, é o desenvolvimento de alguns jogadores que nos dá tranquilidade“, analisou Autuori em sua coletiva de imprensa após a vitória em Fortaleza.
Na coletiva, o treinador citou a participação de jovens como Kaiki e Japa, elogiando a personalidade deste último, que substituiu Mateus Vital de maneira destacada.
“Se tiver que usar o Kaiki, vamos usar, como já foi, se tiver que usar o Japa, como foi no jogo, vou usar. O Japa, no jogo contra o Atlético Mineiro, lá dentro, como entrou esse rapaz? Com uma personalidade absurda, já sabendo os movimentos necessários, onde tem que estar, com bola e sem bola“, analisou Autuori.
“Japa tem um tipo de personalidade que eu fecho os olhos e o coloco em qualquer circunstância. Contra o Atlético Mineiro, lá, o cara entrou, aqui, contra o Fortaleza, com a gente necessitando ganhar o jogo“, acrescentou.
Apesar dos elogios aos jovens talentos, Autuori ressaltou a importância da paciência e cautela ao avaliar o desempenho dos jogadores, aconselhando a evitar julgamentos precipitados.
“Já vi isso muitas vezes. Time não tá bem, ‘tem que botar o jovem’. Aí você põe o jovem, três jogos ruins, descartam esse jovem.Aí, o que acontece? Esse jovem vai fora, arrebenta em outra equipe e vão procurar: onde que esse cara tava? Teve aqui. Temos um desperdício de jogadores absurdo, por esse premência de julgar em dois, três jogos. Não se julga, se analisa. Em dois, três jogos ninguém tem capacidade de analisar“, afirmou Autuori.
O treinador prestou homenagem ao trabalho nas categorias de base do Cruzeiro, parabenizando os profissionais envolvidos no desenvolvimento desses jogadores.
“Se há alguns meses, quando eu cheguei falavam que não tínhamos jogador, hoje estão pedindo jogadores da base. É assim. Mais uma vez eu tenho que reverenciar o trabalho que está sendo feito. Parabéns a quem trabalha no sub-20, sub-17, aquilo que hoje é a formação do Cruzeiro“, finalizou o veterano treinador.
Após o triunfo sobre o Fortaleza, o Cruzeiro se prepara para enfrentar o Vasco na próxima quarta-feira, em um confronto crucial na batalha contra o rebaixamento, ambas as equipes acumulando 40 pontos.