A publicação do Cruzeiro que movimentou as redes sociais antes do jogo contra o Vasco
O Cruzeiro observou o Dia da Consciência Negra nesta segunda-feira (20) por meio de uma publicação em suas redes sociais.
O clube destacou atletas negros de sua história, tanto no futebol masculino quanto feminino, mencionando nomes como Dirceu Lopes, Vanessinha, Dida, Camila Ambrózio e Zé Carlos.
A importância da ancestralidade e da luta contra o preconceito foi ressaltada pelo Cruzeiro, que reafirmou seu compromisso com o respeito.
“As páginas heroicas e imortais do Cruzeiro foram escritas por grandes ídolos negros. Dirceu Lopes, Vanessinha, Dida, Camila Ambrózio, Zé Carlos, nossa história passa pela excelência deles e de muitos outros. Neste Dia da Consciência Negra, celebramos a ancestralidade, a luta e ressaltamos o nosso compromisso na batalha contra o preconceito. Respeito sempre! #DiaDaConsciênciaNegra“, escreveu o Cruzeiro na publicação.
Um torcedor trouxe à tona a contribuição do compositor negro do hino cruzeirense, Maestro Jadir Ambrózio, e o perfil do clube reconheceu essa informação. “Excelente lembrança”, respondeu o perfil do time mineiro.
A publicação incluiu fotos de jogadores e jogadoras negras de diferentes gerações do Cruzeiro, destacando um punho cerrado como símbolo da luta antirracista, acompanhado pela frase “Erguido pela excelência negra”.