É por este motivo que o trabalho de Jardim no Cruzeiro ganha reconhecimento

Cruzeiro empata com América-MG e segue sem vencer rival há seis anos
O Cruzeiro empatou com o América-MG por 1 a 1 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, no último fim de semana. Com o resultado, a equipe celeste mantém o jejum contra o adversário, sem vitórias nos últimos seis anos. Desde a chegada do técnico Leonardo Jardim, o time acumula um empate e uma derrota, ainda sem conquistar um triunfo sob o comando do treinador português.
Apesar do placar, jogadores destacaram uma evolução no desempenho da equipe. O atacante Dudu reconheceu que o time conseguiu manter um bom volume de jogo, mas reforçou a necessidade de ser mais eficiente na conclusão das jogadas.
“Treino mesmo com ele acho que tivemos três. A equipe está evoluindo, tivemos grande volume de jogo hoje, várias oportunidades de contra-ataques, temos que aproveitá-las mais. Preencher mais a área dos adversários. Acho que fizemos um bom jogo, infelizmente em um chute em que a bola foi desviada, tomamos o gol”, afirmou o jogador.
Jardim, que assumiu recentemente, ainda busca implantar seu modelo de jogo. De acordo com Dudu, o treinador pede uma saída de bola com passes curtos, mas os jogadores precisam encontrar um equilíbrio para utilizar lançamentos longos quando necessário.
“Acho que estamos fazendo o jogo que devemos fazer. O treinador pediu para sairmos tocando, às vezes a gente tem que entender também o momento de alongar um pouco a bola”, comentou o atacante. Ele também destacou a pressão por resultados rápidos: “Estamos em um começo de trabalho, sabemos que no Brasil não temos tempo para isso. Nós queremos resultado rápido, vocês (imprensa) querem resultado rápido, o torcedor quer resultado rápido.”
A troca constante de treinadores tem sido um fator de instabilidade para o Cruzeiro. Nos últimos dois meses, três profissionais comandaram a equipe, o que impacta a regularidade e a assimilação de um padrão de jogo. Para Dudu, dar continuidade ao trabalho é essencial para que o time possa evoluir e conquistar melhores resultados.
Dudu abre o jogo sobre trabalho de Jardim
“Quando você troca muito de treinador, nós tivemos três treinadores em dois meses, é normal isso acontecer. Às vezes a gente tem que ter um pouco mais de treinamento, mas hoje acho que tivemos grande volume. Tivemos várias oportunidades de finalizar, de levar dificuldade para o adversário, como fizemos. É continuar trabalhando”, afirmou.
O Cruzeiro terá uma semana cheia de treinos antes do jogo de volta contra o América-MG, marcado para sábado, 22 de fevereiro, no Independência. Para avançar à final do Campeonato Mineiro, a equipe precisa de uma vitória simples. Caso o placar termine empatado novamente, a decisão será nos pênaltis.