Notícias do Cruzeiro

Argentinos humilham torcedores do Cruzeiro com atos de racismo

Nesta terça-feira (1º), o Cruzeiro encarou o Unión de Santa Fe na Argentina, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. No entanto, embora o duelo tenha sido eletrizante, o pré-jogo não foi tão amistoso quanto o esperado. Isso porque torcedores da equipe local recepcionaram os jogadores da Raposa com comentários racistas.

Instruído pela Conmebol a divulgar campanha contra a discriminação racional, o Unión de Santa Fe publicou em suas redes sociais um pedido de respeito coletivo. De modo geral, o adversário do Cruzeiro destacou a importância de abraçar as etnias dos adversários, mas foi completamente ignorado por seus próprios torcedores.

Em um primeiro momento, um argentino questionou: “E agora, o que faço com as bananas que comprei?”, sendo repreendido por um torcedor do Cruzeiro, que deixou a imagem de Lucas Romero comemorando um gol como resposta. Todavia, a discussão escalonou para novos ataques racistas aos atletas rivais.

Sobretudo, a postagem do Union de Santa Fe foi preenchida com imagens de macacos e bananas, além do desrespeito descabido por vários “anfitriões”. “Não me importam os negros, ganhem”, escreveu um torcedor argentino. Outro ironizou: “No primeiro toque de Gabigol, o menor insulto será (emoji de gorila)”.

Apesar da gravidade dos fatos, o clube se manteve neutro, contrariando o pedido da Conmebol. Reconhecendo a necessidade de exterminar os casos de racismo dentro e fora das arquibancadas, a entidade máxima do futebol sul-americano projeta aplicar multas mais severas diante de discriminações. Por fim, o Unión de Santa Fe pode ser penalizado em dinheiro.

Próximo compromisso do Cruzeiro

Deixando de lado a Copa Sul-Americana, o técnico Leonardo Jardim terá tempo de sobra para reajustar algumas lacunas pensando na 2ª rodada do Brasileirão. No próximo domingo (6), o Cruzeiro viaja a Porto Alegre para encarar o Internacional. O confronto em questão será realizado no Estádio Beira-Rio, às 18h30 (Horário de Brasília).

Candidato ao título da principal competição nacional, o adversário do Cruzeiro empatou na estreia da Série A, contra o Flamengo. Diante do Maracanã lotado, o Internacional ficou no 1 a 1, com gols de Léo Pereira e Bruno Henrique. Por sua vez, a Raposa venceu o Mirassol por 2 a 1, no Mineirão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo