Gabriel Bortoleto já sabe quando vai se despedir da Fórmula 1

A Fórmula 1 voltou a ter um brasileiro como piloto titular desde 2017, quando Felipe Massa se despediu das pistas. Trata-se de Gabriel Bortoleto, jovem de 20 anos que assinou contrato com a Sauber até 2026. A princípio, caso não haja uma renovação da parceria, o garoto ficará livre para se transferir a outra escuderia em menos de duas temporadas.
Detendo um dos veículos mais fracos da competição, a Sauber encontra dificuldades de se equiparar aos demais concorrentes. Por sua vez, conseguiu a proeza de anunciar também o experiente piloto alemão Nico Hulkenberg. Com a responsabilidade de defender as cores do Brasil nas pistas de Fórmula 1, Gabriel Bortoleto não escondeu a euforia de assinar seu primeiro contrato na elite automobilística.
“Juntar-se a uma equipe que combina a rica história do automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Estou incrivelmente grato pela oportunidade que me foi dada pela equipe e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico”, afirmou Bortoleto, que será o primeiro piloto titular brasileiro de Fórmula 1 em oito anos.
A fim de dinamizar o automóvel da Sauber, a escuderia se tornará equipe de fábrica da Audi a partir de 2026. Dessa forma, tudo leva a crer que o veículo pilotado pelo brasileiro ganhará potência, podendo competir no páreo com os demais adversários. Nesse ínterim, a escuderia de Gabriel decidiu reestruturar a equipe com as saídas do finlandês Valtteri Bottas e do chinês Zhou Guanyu.
Gabriel Bortoleto com moral na Fórmula 1
A dinastia de Gabriel Bortoleto foi notada na elite automobilistas após suas façanhas nas categorias inferiores. Em 2023, o brasileiro chegou à Fórmula 3 e logo em sua temporada de estreia foi campeão. Por sua vez, o mesmo aconteceu no ano seguinte, já na Fórmula 2, quando conquistou o campeonato na última etapa do Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi. Na análise do ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto, o piloto tem um futuro promissor na Sauber.
“Gabriel já demonstrou nas categorias juniores que tem o que é preciso para ser um piloto vencedor. Estamos muito satisfeitos por ele se tornar um membro da equipe Sauber e Audi. Junto com Gabriel, estamos em uma jornada rumo ao sucesso, e vamos evoluir em uma força unificada para moldar uma nova era para a Audi no automobilismo”, disse o italiano.