Cinco contratações que passaram vergonha no Cruzeiro

Considerado um dos clubes mais imponentes do futebol brasileiro, o Cruzeiro tem marcado em sua trajetória a efusão dos torcedores, grandes títulos e façanhas dentro das quatro linhas. No entanto, nem sempre os investimentos trouxeram benefícios ao Cabuloso. Assim, traremos abaixo lista com craques que sucumbiram ao serem anunciados na Toda Raposa.
- Edmundo:
Considerado uma “besta enjaulada” pelos amantes do futebol, Edmundo se destacou com a camisa do Vasco da Gama, mas o mesmo não pôde ser dito no Cruzeiro. Em 2001, o polêmico atleta desembarcou em Belo Horizonte com status de craque, fator descredibilizado em sequência. Isso porque suas atitudes extracampo levaram o atacante a disputar 15 jogos, convertidos em somente seis gols.
A despedida do jogador ocorreu de forma conturbada, deixando em evidência sua falta de ética e moral perante ao Cabuloso. Tido como ídolo do Vasco, Edmundo desperdiçou um pênalti propositadamente por não desejar vitimar seu ex-clube. Como resultado da atitude antiprofissional, o Cruzeiro sacramentou sua rescisão contratual.
- Rincón:
Marcado na história do Corinthians como um dos ídolos mais recentes, Freddy Rincón não alcançou o mesmo prestígio no Cruzeiro. No ano de 2001, o volante foi apresentado aos torcedores com status de craque. Porém, depois de quatro meses, fez as malas e se despediu do Cabuloso com 22 jogos e apenas um gol anotado em sua conta.
- Rivaldo:
Eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, Rivaldo colocou seu nome na história da Seleção Brasileira ao auxiliar na conquista da Copa do Mundo de 2002. Detento dos pés uma maestria incontestável, o atacante não conseguiu reproduzir suas façanhas no Cruzeiro. Em suma, em 2004, o craque atuou por 11 partidas, sendo recompensado com dois tentos. No mais, foi embora com apenas um mês de contrato.
- Brandão:
Outro erro drástico do departamento de futebol do Cruzeiro foi a contratação de Brandão. Embora tenha deslanchando no Velho Continente, o atacante acumulou uma maré de azar em Minas Gerais. Isso porque em 2011, quando foi anunciado, disputou seis jogos, mas sem participações a gols. O baixo rendimento em campo obrigou a diretoria a rescindir seu vínculo de forma imediata.
- Riascos:
Por fim, outro craque que decepcionou os torcedores do Cabuloso foi Duvier Riascos. Depois de desperdiçar pênalti que garantiu o título da Libertadores 2013 ao Atlético-MG, o atacante foi contratado pelo Cruzeiro. Dois anos após o fatídico dia, o jogador foi apresentado à Raposa, mas teve seu contrato rescindido por declarações polêmicas contra a própria instituição. No mais, atuou em 15 partidas e assinou dois tentos.
Acionista da SAF do Cruzeiro detona contratões de 2025
Em entrevista cedida ao Tempo Sports, Pedro Lourenço abriu o jogo sobre os investimentos feitos na primeira janela de transferência de 2025. Embora tenha investido pesado em novos nomes, o acionista da SAF afirmou ter cometido equívocos. Sem revelar nomes, o empresário se desculpou com os torcedores por algumas contratações.
A fim de corrigir o erros da temporada passada, o empresário reforçou as cobranças diante do departamento de scout do Cruzeiro. Pensando em brigar por todos os títulos em disputa, Pedro Lourenço oficializou 18 desembarques, incluindo o do técnico Leonardo Jardim. Diante da ineficiência em campo, o acionista lamentou ter errado ao fechar contrato com determinadas peças.
“A realidade mostra para todos: nós erramos muito nas contratações. Erramos bastante. Não vou citar nome, porque é deselegante, mas erramos. Conversei com ele (Alexandre Mattos), e agora temos que errar menos. De preferência, não errar”, disparou Pedrinho ao comentar o baixo aproveitamento do Cruzeiro na temporada.
Com a forte declaração sendo disseminada nas redes sociais, vários torcedores tentaram encontrar os verdadeiros culpados pelo descenso. Porém, analisando todos os atletas que desembarcaram na Toca da Raposa II em 2025, Gabigol é o único que conseguiu um certo destaque. Por outro lado, o projeto do Cabuloso é recalcular a rota em função do restante da temporada.
“Às vezes temos muitos para uma posição, mas não com o perfil que o técnico precisa. Ele sabe, eu conversei com ele, e ele tem consciência. Não tem uma receita certa no futebol, mas o nosso departamento errou muito nisso aí. A torcida tem um pouco de razão, mas eu tenho cobrado dele. Temos que melhorar, esse ano vamos ter que fazer muito aporte no clube, e isso é reflexo de maus negócios que foram feitos”, finalizou Pedrinho.