Ignorado pelo São Paulo e reforço promissor: Veja a nova fichada do Cruzeiro

Detentor de uma das melhores categorias de base do futebol brasileiro, o São Paulo não conseguiu enxergar potencial em joia internacional. Para a felicidade do Cruzeiro, Cauan Baptistella, meia de apenas 17 anos, foi dispensado do Tricolor do Morumbis. O detalhe curioso é que hoje, o italiano tornou-se o principal ativo da Toca da Raposa.
Natural de Benevento, na Itália, Baptistella se dirigiu ao Brasil muito jovem, motivo que ocasionou em sua dupla nacionalidade. Em 2018, o meia ofensivo recebeu oportunidade de atuar com as vestes do São Paulo, por onde anotou dois gols em 22 partidas. Apesar do desejo em se manter no tricolor, Cauan foi dispensado ao final do mesmo ano.
A fim de progredir dentro de campo, o garoto foi realocado ao Ska Brasil, mas sequer teve a chance de demonstrar suas habilidades. Por sua vez, o curso de sua trajetória foi alterada em 2022, quando o Cruzeiro decidiu avaliar a destreza do meia de perto. Como resultado da maestria, o Cabuloso fechou contrato válido até o final de 2026, com multa rescisória de 60 milhões de euros (cerca de R$ 397,8 milhões na cotação atual) para o exterior.
Apesar de possuir somente 17 anos, Cauan Baptistella tornou-se o principal nome do Sub-20 do Cruzeiro, por onde permanece invicto no Campeonato Brasileiro da categoria. Sobretudo, analisando sua estadia pela Toca da Raposa, o meia conta com números expressivos que justificam seu valor no mercado da bola. Em resumo, já são 79 jogos, 36 gols, 4 assistências e o título do Campeonato Mineiro Juvenil (2023).
Cruzeiro com planos de renovar com a joia
Reconhecendo a singularidade nos pés do atleta, o departamento de futebol do Cruzeiro estuda a possibilidade de oferecer uma renovação contratual ao garoto. Isso porque suas habilidades estão sendo sondadas por outros clubes de peso. Assim, caso aceite estender o vínculo, Baptistella terá a multa rescisória amplificada, trazendo ainda mais lucro ao Cabuloso.