Notícias do Cruzeiro

Cruzeiro deu mancada, não entregou documento e punição forte pode vir aí

O Cruzeiro descumpriu uma obrigação legal prevista na Lei Geral do Esporte e agora corre o risco de sofrer punições severas. A associação civil do clube não entregou, até o dia 30 de abril de 2025, o balanço financeiro referente ao ano de 2024, conforme prazo estipulado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apenas a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) da Raposa divulgou o documento, publicado no site oficial do clube.

Segundo levantamento do portal Lance! Biz, o Cruzeiro faz parte de um grupo de sete clubes da Série A que não cumpriram integralmente a exigência. Também estão na lista: Atlético-MG (nem SAF nem associação divulgaram), Botafogo (nenhuma das entidades publicou), Fluminense (publicou o documento fora do prazo), Juventude, Mirassol e Vasco (somente a SAF entregou o balanço).

A legislação brasileira exige que os clubes publiquem seus balanços financeiros com base nas normas do Conselho Federal de Contabilidade. Além disso, os documentos devem ser auditados por empresa independente. Quando o clube possui SAF e associação, ambas as partes precisam apresentar seus relatórios individualmente.

Cruzeiro pode ser punido pela CBF

O não cumprimento dessas regras pode acarretar consequências graves. A Lei Geral do Esporte estabelece punições como inelegibilidade dos dirigentes por até cinco anos para exercerem cargos em entidades esportivas, afastamento ou anulação de atos dos responsáveis e perda dos benefícios do Profut — programa de parcelamento de dívidas com a União.

O Cruzeiro, mesmo tendo a SAF regularizada nesse quesito, corre risco de sofrer sanções porque a associação não entregou sua parte da documentação. A CBF ainda não se pronunciou oficialmente sobre a aplicação das penalidades, mas, conforme a legislação, as consequências podem ser duras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo