Por que e até quando Atlético x Cruzeiro terá torcida única? Decisão explicada
As diretorias dos rivais Cruzeiro e Atlético publicaram uma nota oficial em conjunto nesta segunda-feira (29) para explicar os motivos dos clássicos entre eles terem torcida única até o fim de 2025. De acordo com os clubes, a medida foi adotada para que as torcidas possam voltar a ter uma relação mais respeitosa, já que no ano passado a situação se agravou.
Em 2023, Cruzeiro e Atlético se enfrentaram na Arena MRV, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro e o clássico ficou marcado por muitas confusões. O Galo retirou as portas e itens de higiene dos banheiros femininos, além de não ter vendido bebidas alcoólicas aos torcedores do Cruzeiro, que estavam na condição de visitantes.
Já os dirigentes atleticanos alegam que a torcida do Cruzeiro depredou cadeiras do estádio, além de ter arrancados adesivos e entupido os vasos. O Atlético entrou na Justiça contra o clube celeste por entender que teve um prejuízo de R$ 395.583,31 no setor visitante. Diante dessa situação, as equipes concordaram em jogar com torcida única até o fim do ano que vem.
Confira a nota oficial de Cruzeiro e Atlético
“Galo e Cruzeiro celebraram acordo para que haja torcida única nos clássicos das temporadas 2024 e 2025, válidos pelas competições organizadas pela Federação Mineira e CBF. No caso de eventuais jogos por torneios da Conmebol, os clubes se comprometem a envidar esforços para que as partidas também ocorram sem torcida visitante. A medida temporária visa estabelecer um diálogo entre clubes e torcidas, no sentido de buscar soluções definitivas na realização de clássicos nos estádios de Minas Gerais”.