Cruzeiro já enviou chave-pix e R$ 98,5 milhões pingam nos cofres
O Cruzeiro fechou a Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado com o 10º maior faturamento entre os 20 times que disputam a elite nacional em relação aos direitos de TV. Ao longo de 2023, a Raposa ganhou R$ 98,5 milhões, número revelado nesta semana pelo jornalista Allan Simon, do portal ‘UOL Esporte’.
Desse montante de R$ 98,5 milhões do Cruzeiro, R$ 31,9 milhões são referentes a cota fixa de 19 dos 20 clubes; R$ 31,6 milhões por transmissões na TV aberta e TV paga; e cerca de R$ 17 milhões pela 14ª posição na tabela. O valor pago à equipe celeste pelo pay-per-view foi de R$ 18 milhões, revelou o jornalista.
O pagamento do Campeonato Brasileiro é dividido em três partes: 40% do valor todal é dividido de forma igualitária entre os clubes; 30% são referentes aos números de jogos transmitidos de cada equipe e os 30% restantes são pela premiação de acordo com a classificação final no torneio nacional.
“Vale ressaltar que o Athletico-PR não tem contrato para receber a parcela referente à TV por assinatura. Além disso, os clubes rebaixados não entram na divisão de valores referentes à classificação na Série A 2023”, escreveu Allan Simon.
Cruzeiro ganhou fortuna com direitos de tv; veja o ranking
1 – Flamengo (R$ 275,2 milhões)
2 – Corinthians (R$ 187,2 milhões)
3 – Grêmio (R$ 170,1 milhões)
4 – Palmeiras (R$ 162,6 milhões)
5 – Atlético-MG (R$ 121,2 milhões)
6 – Botafogo (R$ 112,5 milhões)
7 – São Paulo (R$ 111,7 milhões)
8 – Fluminense (R$ 105,7 milhões)
9 – Internacional (R$ 105,5 milhões)
10 – Cruzeiro (R$ 98,5 milhões)
11 – Vasco (R$ 97,6 milhões)
12 – Red Bull Bragantino (R$ 85,8 milhões)
13 – Fortaleza (R$ 73,6 milhões)
14 – Bahia (R$ 72,1 milhões)
15 – Cuiabá (R$ 66 milhões)
16 – Santos (R$ 64,2 milhões)
17 – Coritiba (R$ 49,9 milhões)
18 – Goiás (R$ 49,4 milhões)
19 – América-MG (R$ 42,8 milhões)
20 – Athletico (R$ 41,8 milhões)*