Quem diria? Ex-técnico do Cruzeiro topa novo desafio na Série D
Com um passado muito ligado ao Cruzeiro, o experiente técnico Ney Franco, de 57 anos, vai comandar o Joinville. O clube catarinense apresentou o treinador nesta quinta-feira (4), assinando um contrato válido pelos próximos 18 meses. Neste ano, o comandante terá a missão de levantar a taça da Copa Santa Catarina. Já em 2025, vai disputar o Campeonato Catarinense e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Depois de iniciar a carreira no Cruzeiro, Ney Franco passou a ser bastante valorizado no Brasil após o feito inédito de levar o modesto Ipatinga ao título do Campeonato Mineiro em 2005. Na sequência da carreira, deu um salto grande e passou a treinar o Flamengo, time pelo qual foi campeão da Copa do Brasil do ano seguinte e do Campeonato Carioca de 2007.
Ao longo dos anos, ainda levou o São Paulo ao título da Copa Sul-Americana de 2012, conquista que também foi inédita na história do Tricolor Paulista. Um ano antes, Ney Franco já tinha comandado a Seleção Brasileira Sub-20, numa geração de ouro que foi campeã do Campeonato Sul-Americano e da Copa do Mundo da categoria em 2011.
Ex-técnico do Cruzeiro retoma a carreira na Série D
Além de Cruzeiro, Ipatinga, Flamengo, São Paulo e Seleção Brasileira, Ney Franco trabalhou em vários outros times do país antes de se acertar com o Joinville. O treinador conta com passagens por equipes como Athletico-PR, Botafogo, Coritiba, Vitória, Sport, Goiás e Chapecoense. Ele volta às atividades após três anos livre no mercado, já que seu último clube tinha sido o CSA, em 2021.