Assim até eu aceito! Cruzeiro assinou com europeu por salário de 1 milhão mensal

Pensando em dinamizar o projeto do clube sob a gestão do acionista Pedro Lourenço, o departamento de futebol do Cruzeiro fechou com um nome de peso. Em fevereiro de 2025, Leonardo Jardim foi anunciado como novo treinador da Raposa após rescindir com o Al Ain, do Emirados Árabes. Para desembarcar em Belo Horizonte, o treinador aceitou receber R$ 1 milhão em salário durante dois anos.
A princípio, a primeira opção do Cruzeiro era Luís Castro, treinador que deixou sua marca no Botafogo e no Al-Nassr, comandando Cristiano Ronaldo. Porém, o veterano exigiu cifras fora da realidade do Cabuloso, motivo que projetou Leonardo Jardim como Plano B. Convencido a reestruturar a equipe mineira, o português comemorou o acerto entre ambos os lados.
“Falei com o Pedro (Lourenço), com o Alexandre (Mattos), que apresentaram um projeto interessante, sabendo que o Maior de Minas tinha um projeto em mãos que poderia ser do meu interesse. Aceitei. Não é financeiro, é uma opção de vida vir ao Brasil, que é o país do futebol, o país com mais talentos no mundo”, avaliou o europeu em coletiva de apresentação.
Apesar de Pedro Lourenço ter revelado ser um grande admirador da bagagem de Jardim, o treinador não tem conseguido implementar seu estilo de jogo na Toca da Raposa. Criticado por torcedores devido às oscilações de Gabigol e companhia, pode ser que o comandante seja demitido antes mesmo do acordado incialmente.
Carreira antes de chegar ao Cruzeiro
Atualmente com 50 anos, Leonardo Jardim coleciona um vasto leque de clubes defendidos em sua carreira como treinador. A princípio, sua imersão ocorreu por meio do Camacha, equipe portuguesa. Em um contexto geral, o veterano passou por Portugal (Chaves, Beira-Mar, Braga e Sporting), França (Monaco), Grécia (Olympiacos), Arábia (Al-Hilal), Catar (Al-Rayyan) e Emirados (Shabab Al-Ahli e Al-Ain).
Confira os títulos faturados pelo novo reforço do Cruzeiro:
- Liga Grega (2013)
- Copa da Grécia (2013)
- Champions League Asiática (2021)
- Liga Arábia Saudita (2022)
- Supertaça Arábia Saudita (2022)
- Liga Arábia (2023)
- Campeonato Francês (2017)
- Segunda Liga Portuguesa (2010)
- AF Madeira Taça (2004).