Cinco jogadores que traíram o Cruzeiro e foram para o Galo

A rivalidade entre Atlético Mineiro e Cruzeiro escalona a cada temporada, principalmente por envolver enredos dramáticos ao longo da história do clássico. Contudo, nem todos os jogadores que passaram pela Toca da Raposa tiveram a ombridade de manter o respeita junto à instituição. Pensando dessa forma, traremos um rol de cinco atletas que trocaram o Cabuloso em função do Galo.
- Dudu (2025):
Na última terça-feira (6), o alvinegro mineiro surpreendeu a todos ao anunciar a contratação de Dudu para atuar ao lado de Hulk. Além de ter sido revelado por intermédio das categorias de base do Cruzeiro, o atacante retornou à Toca da Raposa em janeiro de 2025, com vínculo válido até o final de 2027. Porém, por divergências com a cúpula celeste, o baixinho rescindiu a parceria para desembarcar no Galo.
- Fernandinho (2011):
Após desempenhar com maestria suas funções no Cruzeiro durante três anos, o experiente lateral-esquerdo remou contra a maré ao decidir defender a camisa do maior rival no ano de 2011. Embora a troca não tenha sido bem aceita por parte dos torcedores celestes, Fernandinho não conseguiu se destacar no Galo, permanecendo por apenas uma temporada.
- Leonardo Silva (2011):
Assim como Fernandinho, Leonardo Silva também trocou de ares no ano de 2011. Ao passo que desfrutou das regalias da Roda da Raposa durante duas temporadas, o zagueiro decidiu pendurar suas chuteiras no Galo. Sobretudo, o medalhão defendeu o escudo alvinegro entre 2011 e 2020, tendo faturado diversos títulos no rival.
- Rafael (2020):
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, o goleiro Rafael não conseguiu se firmar no Cabuloso, recebendo proposta do Atlético Mineiro no ano de 2020. Apesar de ter trocado um rival por outro, o guarda-redes acabou não fazendo sucesso em nenhuma das equipes, motivo que o projetou para o São Paulo em 2023, por onde permanece até os dias atuais.
- Dodô (2021):
Anunciado como reforço do Cruzeiro em 23 de janeiro de 2019, Dodô não teve seu passe adquirido, o que o projetou de volta ao Sampdoria, da Itália. Por outro lado, a cúpula do Atlético Mineiro enxergou com bons olhos investir no lateral-esquerdo. Porém, apensar dos esforços, o defensor se despediu do Galo em 2023, para assinar com o Santos.
Ídolo do Cruzeiro se declara ao Galo
Dentre os nomes citados acima, aquele que mais repercutiu negativamente foi o de Dudu. Além de ter saído pela porta dos fundos da Toca da Raposa, o atacante jogou fora a idolatria que havia construído ainda em sua primeira aparição no clube. Potencializando as críticas dos torcedores, o veterano abriu o coração para o alvinegro ao ser anunciado.
Ao passo que o Atlético Mineiro oficializou sua contratação, o ex-Palmeiras mandou recado aos alvinegros, colocando em evidência sua gana em vencer. “Aqui é Galo Doido! Obrigado pelo carinho e respeito. Vou honrar essa camisa e farei de tudo para dar muito orgulho à Massa Atleticana”, ressaltou o baixinho.
O detalhe curioso é que Dudu será comandado por Dudu, treinador que orquestrou o atacante desde a época do Palmeiras. Por sua vez, assim como no Cruzeiro, o atacante brigará por seu espaço na titularidade, já que o Galo conta com peças de alto nível. No mais, confira abaixo os números apresentados pelo craque em sua passagem pelo Cabuloso:
- 42 jogos
- 4 gols
- 2 assistências
- Campeonato Mineiro (2009 e 2011)
- Brasileiro Sub-20 (2010).