Notícias do Cruzeiro

Dudu e seu retorno ao Cruzeiro: Números do atacante e muito mais

Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu retornou ao seu clube de origem no início desta temporada. Embora estivesse sendo preterido sob o comando técnico de Abel Ferreira, no Palmeiras, o atacante tem mostrado competência em campo. Familiarizado com os novos companheiros de equipe, o craque tem feito a festa dos torcedores da Celeste.

Em três meses de seu desembarque, Dudu entrou em campo 11 vezes com a camisa do Cruzeiro, sendo titular em oito oportunidades. Somando as participações no estadual, Série A e Copa Sul-Americana, o cria permaneceu em campo por 694 minutos. Como resultado de seus esforços, conseguiu estufar as redes adversárias em duas oportunidades.

Ainda que esteja longe de sua melhor fase, o camisa 7 acumula números expressivos ao lado de Gabigol e companhia. Segundo os dados do SofaScore, Dudu soma cinco finalizações a gols, nove passes decisivos e 35% em acerto no cruzamento. Por sua vez, ganhou 64 duelos, realizou 31 dribles certos, sofreu 28 faltas e um pênalti. 

Fazendo um somatório de todas as suas perfomances desde as categorias de base, não dá para discutir o motivo do prestígio do atleta. Em 36 embates, o baixinho anotou quatro gols, duas assistências e faturou os títulos do Campeonato Mineiro (2009 e 2011) e Brasileirão Sub-20 (2010). 

Desembarque polêmico no Cruzeiro

Aos 33 anos, o cria assinou contrato com o Cruzeiro válido até o final de 2027. Sua chegada a Belo Horizonte foi tomada por muita polêmica, uma vez que em meados de 2024 havia sido anunciado pela Raposa. Ao mudar de ideia e decidir ficar no Palmeiras, os dirigentes do clube paulista decidiram realoca-lo ao banco de reservas.

Como resultado do descaso, Dudu decidiu finalmente fechar com o Cabuloso em janeiro de 2025. Em contrapartida, todo o seu prestígio com os torcedores do Palmeiras foi descartado devido a forma como a transferência foi conduzida. Em entrevista cedida, a presidente Leila Pereira confirmou que o camisa 7 havia saído pela porta dos fundos.

Por outro lado, o craque rebateu a dirigente, afirmando ter se despedido com vários títulos conquistados e um legado irretocável. Confira as façanhas do baixinho com as vestes do clube paulista:

  • 452 jogos
  • 88 gols marcados
  • 97 assistências 
  • Libertadores (2020 e 2022)
  • Recopa Sul-Americana (2022)
  • Campeonato Brasileiro (2016, 2018, 2022 e 2023)
  • Supercopa do Brasil (2023)
  • Copa do Brasil (2015)
  • Campeonato Paulista (2020, 2022 e 2023).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo