Melhor notícia da semana chegou para o Cruzeiro

No início da semana, o Cruzeiro foi surpreendido com a derrota para o Unión Santa Fe na primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana. Apesar do tropeço por 1 a 0, o histórico da Raposa diante dos argentinos é favorável. Dessa forma, tudo indica que o jogo da volta, a ser realizado no Mineirão, a soberania do Cabuloso entrará em evidência.
Em resumo, o Cruzeiro disputou 110 partidas contra times argentinos, sendo recompensado com 53 vitórias, 18 empates e 39 tropeços. A título de curiosidade, o clube que mais vezes a Raposa enfrentou foi o River Plate. Nas ocasiões, conquistou 11 triunfos e quatro tropeços, enquanto dois duelos acabaram com o empate prevalecendo.
Ampliando o leque histórico, o Cruzeiro se esbarrou com 11 adversários argentinos. Além de River Plate e Unión de Santa Fé, os mineiros encararam Boca Juniors, Racing, Independiente, Vélez Sarsfield, Estudiantes, San Lorenzo, Huracán, Argentinos Juniors, Lanús e Rosario Central. O fator negativo é que seu primeiro encontro com o Unión foi tomado por derrota.
Analisando os desempenhos mais recentes, a torcida da Raposa fez a festa em duas oportunidades. Em 2024, o Cruzeiro eliminou o Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Sul-Americana e repetiu o feito contra o Lanús, na semifinal. Porém, não obteve a mesma sorte ao encarar o Racing na grande decisão, por onde foi surpreendido por um placar de 3 a 1.
Cruzeiro pode encarar outro argentino?
Para que a hegemonia diante dos argentinos seja mantida, Gabigol e companhia precisam fazer o dever de casa na Copa Sul-Americana. No dia 28 de maio será a vez do Cruzeiro receber o Unión de Santa Fé no Mineirão, pela sexta rodada da fase de grupos. Caso consiga se classificar às oitavas, novos rivais argentinos podem pintar em seu caminho.
Isso porque na segunda competição mais importante do continente estão presentes cinco outros argentinos. São eles: Godoy Cruz, Independiente, Huracán, Lanús e Defensa y Justicia. Sendo assim, caso consigam a classificação para o mata-mata, podem enfrentar o Cruzeiro nas fases subsequentes.