Cruzeiro ignora “Guardiola brasileiro” e aposta em gringo: Luxa 2.0?
O ex-lateral Fábio Santos, que se aposentou no ano passado vestindo a camisa do Corinthians e teve passagem vitoriosa também pelo Atlético-MG, chamou o técnico Vanderlei Luxemburgo de ‘Guardiola brasileiro’. Em entrevista ao canal ‘Beja Me Mucho’, do jornalista Benjamin Back, o ex-jogador rasgou elogios ao antigo treinador do Cruzeiro.
Vanderlei Luxemburgo segue livre no mercado desde que deixou o Corinthians no segundo semestre do ano passado. Comandante do Cruzeiro na histórica Tríplice Coroa de 2023, o treinador não foi procurado pela diretoria da Raposa para retornar a Belo Horizonte e o escolhido para ficar à frente do time nesta temporada foi o argentino Nicolás Larcamón, ex-León, do México.
“Às vezes, os estrangeiros não conheciam a história dele. Eu falava: ‘Esse cara foi o Guardiola do futebol brasileiro durante muitos anos’. E eu não poderia encerrar minha carreira sem trabalhar com o Vanderlei. Um cara muito fácil de lidar no dia a dia. Um cara sensacional. Gostei muito de ter trabalhar com ele”, declarou Fábio Santos.
Cruzeiro vetou Luxemburgo e apostou em argentino
Luxemburgo teve sua última passagem pelo Cruzeiro em 2021, quando treinou a equipe na Série B do Campeonato Brasileiro e não conseguiu o acesso, mas também evitou a queda do time para a Série C. Mesmo assim, Luxa teve seus altos e baixos. Naquele momento, a Raposa ainda não tinha se tornado SAF.
“Ele já não tem a mesma disposição que tinha antes. Tinha um auxiliar que tocava as coisas para ele. O Vanderlei tinha uma mania de mostrar muitas coisas no dedo. Eu falava: ‘Os meninos não entendem dessa forma’. Se fala para mim, para o Renato, para o Gil, a gente entende. ‘Porr*, esses moleques, não sei o que’. Isso é vídeo. Tem que pegar pelo braço. É a nova geração”, concluiu Fábio Santos.