Cruzeiro lança nota de repúdio após gestos racistas de torcedores do Boca Juniors
Mais um caso de racismo aconteceu em uma competição organizada pela Conmebol. Na noite desta quinta-feira (15), um torcedor argentino do Boca Juniors foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Cruzeiro na La Bombonera, em Buenos Aires, durante a vitória do time xeneize por 1 a 0 sobre a Raposa no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Em imagens que viralizaram nas redes sociais, um torcedor uniformizado com as cores do Boca Juniors faz os gestos aos cruzeirenses na arquibancada. Revoltado com mais um caso claro de discriminação, o Cruzeiro divulgou uma nota em suas redes sociais repudiando o episódio e cobrando às autoridades sobre as medidas cabíveis ao criminoso. Confira o vídeo e a nota a seguir:
“O Cruzeiro condena os gestos e termos racistas de torcedores do Boca Juniors proferidos aos torcedores cruzeirenses, durante o jogo das oitavas de final da Sudamericana. Precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é crime e uma luta de todos”, escreveu o clube mineiro no X, o antigo Twitter.
Cruzeiro repudia ato racista de torcedor do Boca Juniors
Apenas nesta semana, outros dois episódios parecidos aconteceram em outra competição da Conmebol, a Copa Libertadores da América. Na terça-feira (14), um torcedor do San Lorenzo, da Argentina, fez gestos parecidos em direção à torcida do Atlético-MG. O mesmo foi feito por um membro da torcida do Botafogo aos palmeirenses que estavam no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.