Cruzeiro recebeu ‘convite’ para jogar contra um clube da Inglaterra
Há exatos 49 anos, o Cruzeiro disputava a sua primeira partida na Europa. No dia 9 de agosto de 1975, o time celeste foi até o Velho Continente para jogar o tradicional Troféu Teresa Herrera, na cidade de Coruña, na Espanha. O clube mineiro fez a sua estreia na competição internacional contra o Stoke City, da Inglaterra, no Estádio Riazor. A Raposa venceu o confronto pelo placar de 3 a 0.
- Escalação do Cruzeiro: Raul Plassmann, Nelinho, Darci Menezes, Piazza e Vanderley; Eduardo, Roberto Batata (Jesum), Zé Carlos, Palhinha, Dirceu Lopes (Roberto César) e Joãozinho. Técnico: Lacerda.
- Escalação do Stoke City: Shiilton; Dodd, Pejic, Mahoney, Smith, Bloob, Skeels (Hurts), Greenhoff, Conrey, Hudson e Salmons. Técnico: Gordon Banks.
O grande destaque do Cruzeiro nesta partida foi o lateral Nelinho, que marcou os três gols da vitória sobre o Stoke City. O jogador abriu o placar de pênalti aos 15 minutos e aumentou o marcador aos 48 da primeira etapa também em uma penalidade. Já no finalzinho do duelo, o atleta acertou bela cobrança de falta para dar números finais ao jogo.
Na outra semifinal, o Peñarol, do Uruguai, bateu o Atlético de Madrid, da Espanha, por 3 a 2. Já na decisão, os brasileiros e uruguaios empataram pelo placar de 3 a 3, mas o rival sul-americano levou a melhor nas cobranças de pênaltis e levantou a taça do Troféu Teresa Herrera.
Cruzeiro jogou troféu no exterior há 49 anos
Depois de ter feito uma boa campanha na sua primeira participação no Troféu Teresa Herrera, o Cruzeiro voltou a ser chamado para disputar o torneio no ano seguinte. Na época, o convite foi tratado como uma grande honraria, já que a organização tinha o costume de chamar apenas os times campeões em outras edições.