Cruzeiro surpreende e assume 2º Lugar no ranking da Libertadores
Apesar de não disputar a Copa Libertadores da América desde 2019, o Cruzeiro segue como um dos grandes clubes da história da competição continental. Segundo dados da Conmebol, a Raposa aparece na 2ª colocação no levantamento em que mostra quais times que conquistaram mais vitórias como mandantes no torneio.
O Cruzeiro tem o segundo melhor retrospecto histórico como mandante pela Copa Libertadores, com um aproveitamento de 78,2% atuando em casa. Os números do time celeste em Minas Gerais são os melhores em comparação com os rivais do futebol brasileiro. Logo atrás da Raposa, aparecem São Paulo e Flamengo, tricampeões do torneio, enquanto o Cabuloso ganhou duas vezes em 1976 e em 1997.
O retrospecto do Cruzeiro em casa só não é melhor do que o do Estudiantes, da Argentina, que tem 82,4% de aproveitamento na história da Copa Libertadores. A equipe da cidade de La Plata já levantou a taça da América em quatro oportunidades, sendo que a última vez foi justamente em cima da Raposa, em uma final traumática para os torcedores cruzeirenses.
No jogo de ida, disputado na Argentina, as equipes empataram por 0 a 0 e o Cruzeiro ficou com a vantagem de definir a decisão em casa. Após sair na frente do placar com um gol de Henrique, a Raposa viu o Mineirão ruir com a virada do Estudiantes graças a gols de Gastón Fernández e de Mauro Boselli.
Cruzeiro é o 2º melhor mandante da Libertadores; confira
- 1º Estudiantes (Argentina) – 82,4%
- 2º Cruzeiro – 78,2%
- 3º Flamengo – 78,2%
- 4º São Paulo – 78,1%
- 5º Cruz Azul (México) – 76,1%
- 6º América (México) – 76%
- 7º Botafogo – 76%
- 8º Internacional – 75,9%
- 9º Toluca (México) – 75,8%
- 10º Grêmio – 75,3%