Derrota do Cruzeiro para o Inter será anulada após checagem do VAR?

No último domingo (6), o Internacional recebeu o Cruzeiro no Beira-Rio, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Diante de uma arbitragem desastrosa, a equipe mineira foi prejudicada com uma expulsão questionável. Embora tenha reconhecido o erro, a CBF não vai anular o confronto, que foi finalizado com triunfo do Colorado por 3 a 0.
Aos 20 minutos da primeira etapa, o zagueiro Jonathan foi expulso após supostamente derrubar Wesley próximo à área. Com o auxílio da cabine do VAR, o árbitro Marcelo de Lima Henrique decidiu por expulsar o defensor. Contudo, a Confederação Brasileira reconheceu o erro cometido pelos profissionais escalados para orquestrar o embate.
Por intermédio de nota emitida, a CBF afirmou que o Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) “constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos”. Nesse ínterim, a entidade decidiu afastar o quadro de arbitragem de Internacional x Cruzeiro. No entanto, os três pontos seguirão sob posse da equipe gaúcha.
“Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, explicou Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.
Confira os profissionais afastados:
- Juiz: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistentes nº 1 e nº 2: Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE)
- Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda (CE)
- VAR: Daiane Muniz
- AVAR: Amanda Matias
Cruzeiro critica arbitragem da CBF
Após o fim do confronto, o acionista da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, participou de coletiva de imprensa. Com a finalidade de acabar com os erros da arbitragem brasileira, o empresário confirmou que medidas serão tomadas diante da CBF. Por fim, lamentou a falta de critério dos donos do apito ao longo das partidas da Raposa.
“O Alexandre (Mattos) já fez contato com a Comissão de Arbitragem, e o Cruzeiro não vai se calar, vai defender os direitos. Queremos tratamento igual… Quase todos os jogos somos prejudicados pelo VAR, então para quem se paga o VAR? Se tem a tecnologia, é para ser usado. Eu não sei qual que a intenção do juiz, eu não posso julgar a pessoa, mas é muito lamentável o que aconteceu com a gente aqui hoje. Na realidade, acabou com o jogo”, disparou o mandatário.