Em alta no futebol, Cruzeiro recebeu ‘convite’ direto da Holanda
O Cruzeiro enfrentou o PSV Eindhoven, da Holanda, há 48 anos, ao disputar o Troféu Tereza Herrera de 1976. Apesar de toda a tradição do adversário europeu, a Raposa não tomou conhecimento do rival e venceu pelo placar de 2 a 0. Os gols do time de Minas Gerais foram marcados por Nelinho, no primeiro tempo, e Jairzinho, na etapa final. Confira a seguir as escalações das equipes na época:
- Escalação do Cruzeiro: Raúl, Nelinho, Morais, Darci, Wanderley, Eduardo, Piazza, Ze Carlos, Jairzinho (Waldo), Palinha (Reinaldo), Joãozinho. Técnico: Zezé Moreira
- Escalação do PSV: Beveren, Krijgls, Van Kray, Stevens, Daloquist, Kuytey, pooblet, W. Kerhof, Postuma (Deacy), Deykers (Lubse), Kerkhof. Técnico: Kees Rijzers
Com a vitória sobre o gigante clube holandês, o Cruzeiro se classificou para a final do Troféu Tereza Herrera para enfrentar o Real Madrid, da Espanha. O curioso da história é que a equipe celeste só disputou a competição por conta de um convite ‘inusitado’ da organização.
No ano anterior, o Cruzeiro jogou o Troféu Tereza Herrera e teve boa participação, embora não tenha ficado com o título. Na época, a organização só costumava chamar os campeões para as edições seguintes, mas a Raposa foi tão bem em seus jogos que acabou sendo chamada novamente.
Cruzeiro marcou época na Europa
Outro detalhe curioso sobre esse time da Raposa é que, neste mesmo ano, em 1976, foi conquistado o primeiro título da Copa Libertadores da América pelo Cruzeiro. Duas semanas antes de iniciar a expedição pela Europa, o Cabuloso havia batido o River Plate, da Argentina, na decisão do torneio continental.