Notícias do Cruzeiro

Enquanto tem bambu, tem flecha: Felipe Massa será nomeado campeão de Fórmula 1?

As audiências do processo movido por Felipe Massa para o reconhecimento do título mundial da Fórmula 1 de 2008 foram agendadas. A ação será analisada pela Corte Superior de Londres entre os dias 28 e 31 de outubro deste ano. O julgamento pode resultar na reavaliação do campeonato daquela temporada e na concessão de uma indenização milionária ao ex-piloto brasileiro.

O processo tem como alvos Bernie Ecclestone, ex-chefe da Fórmula 1, além da própria categoria e da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Esta será a primeira disputa nos tribunais entre Massa, Ecclestone, a FIA e a F1, com a presença de todas as partes envolvidas nas audiências.

Possível indenização de Felipe Massa

Caso seja reconhecido oficialmente como campeão da temporada 2008, Massa poderá receber 2 milhões de euros (R$ 10,87 milhões) da Ferrari, valor que seria pago como bônus pelo título. Além disso, o ex-piloto busca compensação por patrocínios que teria deixado de receber devido à perda do campeonato. A estimativa da equipe jurídica de Massa é que a indenização total possa alcançar 64 milhões de libras (cerca de R$ 463 milhões na cotação atual).

A ação teve início após declarações de Bernie Ecclestone ao portal alemão “F1 Inside”, em 2023. Na entrevista, o ex-dirigente afirmou que o regulamento da temporada de 2008 foi mal executado e que Massa deveria ter sido o verdadeiro campeão. O episódio central do caso é o GP de Singapura daquele ano, quando Nelsinho Piquet, então piloto da Renault, bateu propositalmente no muro, beneficiando seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, e alterando o cenário da disputa pelo título.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo