Fernando Seabra fala pela primeira vez após sua saída do Cruzeiro
O técnico Fernando Seabra se despediu do Cruzeiro após ser demitido, marcando o fim de uma passagem que gerou conquistas e desafios. Em sua declaração, ele destacou as realizações obtidas durante sua gestão e afirmou que foi uma honra treinar o clube mineiro, um dos mais tradicionais do Brasil.
“Gostaria de deixar meu agradecimento a todos que acreditaram e apoiaram o meu trabalho. Agradeço, também, aos jogadores, funcionários e torcedores por estarem sempre juntos. Acredito que conseguimos fazer muito aqui nesses 35 jogos, deixando a equipe na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro e, principalmente, com uma boa vantagem nas quartas de final da Sul-Americana, que é a principal aspiração de título do clube na temporada, e saindo com um bom aproveitamento. Tudo isso enfrentando os desafios de um clube que está se reestruturando e se remodelando. Deixo o meu até breve a todos, e afirmo que foi uma honra e um privilégio vestir a camisa do Cabuloso. Obrigado!”, disse Fernando Seabra.
Contratado inicialmente para a equipe Sub-20 do Cruzeiro, Seabra assumiu o time principal em um momento delicado, após a demissão de Nicolás Larcamón. Durante sua gestão, ele comandou a equipe em 35 partidas, registrando 17 vitórias, 10 derrotas e 8 empates, levando o Cruzeiro a ficar na parte superior da tabela do Brasileirão.
Apesar das vitórias nas oitavas de final da Sul-Americana e na partida de ida das quartas contra o Libertad, a equipe enfrentou instabilidade no Campeonato Brasileiro, o que contribuiu para a decisão do clube de efetuar a troca no comando técnico.
Críticas também surgiram em relação à falta de volume ofensivo da equipe, além da dependência de intervenções do goleiro Cássio para evitar resultados negativos, o que evidenciou a necessidade de melhorias no setor ofensivo.
Fernando Seabra teve um histórico de sucesso com a equipe Sub-20, onde conquistou a Copa do Brasil em 2023 e foi vice-campeão na Copinha em 2024. Além disso, ele integrou a comissão técnica de Paulo Autuori no final do Campeonato Brasileiro passado, onde desempenhou um papel importante na classificação do time para a Copa Sul-Americana.