Gigantesco clube brasileiro tomou chapéu e Cruzeiro anunciou craque uruguaio

No início de 2015, o departamento de futebol do Cruzeiro realizou uma de suas principais contratações da década. Na ocasião, a equipe mineira atravessou as negociações do Internacional com o Defensor Sporting, do Uruguai, e fechou a compra dos direitos federativos de Giorgian de Arrascaeta. A princípio, o desembarque do craque em Porto Alegre estava basicamente selado.
Aos 20 anos, Arrascaeta despontava como joia em ascensão no futebol uruguaio, motivo que levou os dois clubes brasileiros a cobiçarem sua contratação. Em um primeiro momento, o Inter ofereceu 4 milhões de euros (cerca de R$ 24,6 milhões atual) para adquirir 50% do passe do meia. Por sua vez, o Cruzeiro ofereceu valor inferior, mas com o pagamento sendo realizado à vista.
Sem pensar duas vezes, o clube uruguaio fechou a transferência do meio-campista rumo ao maior campeão da Copa do Brasil. Como resultado da parceria, Arrascaeta desembarcou em Minas Gerais sem enfrentar dificuldades de se encaixar ao estilo de jogo brasileiro. No mais, o entrosamento rendeu ao craque as seguintes façanhas:
- 186 partidas disputadas
- 49 gols marcados
- 23 assistências na conta
- Campeonato Mineiro de 2018
- Copas do Brasil de 2017 e 2018
Despedida do Cruzeiro
Apesar de sua identificação com o Cruzeiro, Giorgian de Arrascaeta decidiu se aventurar em novos ares na temporada 2019. Em conversas com os dirigentes do Cabuloso, o meia externou seu desejo de ser transferido ao Flamengo, fator logo sacramentado. Presente no rubro-negro carioca desde então, o uruguaio vive sua melhor fase da carreira.
Como recompensa por sua destreza em campo, o craque recebeu o status de ídolo no Clube da Gávea, sendo considerado uma das peças principais do Flamengo nos últimos anos. Por fim, possui vínculo válido até dezembro de 2026, tendo para a atual temporada as disputas da Libertadores, Série A, Copa do Brasil e Super Mundial de Clubes.