Jogador do Cruzeiro não perde tempo e cita diferenças entre Diniz e Seabra
O zagueiro Lucas Villalba, titular nos últimos quatro jogos do Cruzeiro, falou sobre sua adaptação ao estilo de jogo do técnico Fernando Diniz. Em entrevista, Villalba destacou as mudanças nos treinamentos, mencionando o ritmo mais acelerado e a ênfase no toque de bola como as principais diferenças em relação ao trabalho do ex-treinador Fernando Seabra, demitido recentemente.
Segundo Villalba, Diniz mantém a proposta de jogo semelhante à de Seabra, com foco na posse de bola, mas agora com maior velocidade e controle na saída de jogo. Diniz é conhecido por privilegiar a construção de jogadas ofensivas desde o campo de defesa, exigindo que tanto goleiros quanto zagueiros tenham participação ativa na movimentação da bola em direção aos meias e atacantes.
“Tivemos uma semana de treino, acho que ainda é pouco tempo para comparar (os trabalhos). Mas sim, eles têm características (diferentes). A ideia do Diniz é tentar jogar, do mesmo jeito que Fernando (Seabra) queria, mas ele quer que a gente tenha um pouco mais de velocidade e ritmo para cima. Agora também tem que segurar um pouquinho mais a bola na saída”.
Villalba, que enfrentou concorrência na posição, superou João Marcelo na disputa pela titularidade. O zagueiro de 1,79m tem compensado a falta de estatura com habilidades técnicas, o que tem sido essencial no esquema tático de Diniz. Ele atuou nos empates contra Libertad, pela volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, e contra o Vasco, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No Cruzeiro desde o início da temporada, Villalba demorou para se firmar no time titular, mas conseguiu seu espaço na reta final do trabalho de Seabra e não saiu mais da equipe. Ao longo de 2024, ele já participou de 26 partidas, começando como titular em 12 delas.
Emprestado pelo Argentino Juniors até dezembro de 2024, Villalba pode ser adquirido em definitivo pelo Cruzeiro. O clube mineiro precisará desembolsar 800 mil dólares (aproximadamente R$ 4,3 milhões) para concretizar a compra. Até agora, o Cruzeiro já investiu R$ 2 milhões para contar com o jogador durante esta temporada. A diretoria da Raposa avalia positivamente o desempenho do defensor e a compra definitiva é considerada uma possibilidade ao término do empréstimo.