Junho: Esse é o mês que Matheus Pereira vai deixar o Cruzeiro

O mês de junho pode ser decisivo para o futuro de Matheus Pereira no Cruzeiro. O meia de 28 anos, que tem contrato com o clube até junho de 2026, já deixou claro em entrevistas que tem o desejo de retornar ao futebol europeu. A expectativa de uma nova investida do Zenit, da Rússia, voltou à pauta interna da diretoria celeste.
Em março, há exatos três meses, o Cruzeiro recebeu uma proposta oficial do Zenit pelo jogador. A oferta, que incluía bônus por metas, poderia alcançar 20 milhões de euros, aproximadamente R$ 118 milhões na cotação da época. Apesar da atratividade dos valores, as negociações não avançaram naquele momento. Agora, com a janela de transferências do futebol russo aberta até o dia 20 deste mês, o clube de São Petersburgo pode reaparecer com uma nova tentativa de contratação.
Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, após atuar pelo Al-Wahda, dos Emirados Árabes, por empréstimo do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Um ano depois, em junho de 2024, foi adquirido em definitivo pelo clube mineiro, que passou a deter pouco mais de 50% dos seus direitos econômicos.
Desempenho no Cruzeiro
Desde então, o camisa 10 se tornou um dos principais nomes do elenco. Disputou 81 partidas, sendo titular em 72, marcou 12 gols e deu 17 assistências. Seu desempenho o levou à convocação para a Seleção Brasileira em outubro de 2024.
Desejo de transferência para a Europa
Em fevereiro, Matheus revelou que conversou com o presidente Pedro Lourenço e com o diretor Alexandre Mattos para comunicar seu desejo de deixar o clube. O meia afirmou que recusou propostas do futebol brasileiro e de mercados asiáticos, pois sua prioridade é se transferir para a Europa. Um dos motivos citados foi o desejo de criar seu filho no continente europeu.