Leverkusen coloca fortuna na mesa e fatia vai pingar para o Cruzeiro
Atual campeão do Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen rendeu um bom dinheiro aos cofres do Cruzeiro recentemente. Em abril do ano passado, o time da Bundesliga acertou a contratação do lateral-esquerdo Arthur por R$ 38 milhões, jogador que na época pertencia ao rival América-MG, mas que já tinha passado pelas categorias de base da Raposa anos antes.
E justamente por ter sido um dos clubes formadores de Arthur, quando o jovem tinha entre 12 a 14 anos, o Cruzeiro ficou com uma fatia da transferência graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa. O Cabuloso teve direito a receber 0,75% do valor total da venda do lateral de 21 anos, o que correspondeu a um montante de R$ 285 mil.
O detalhe é que Arthur não passou só pelas divisões de base do Cruzeiro. Antes de se tornar profissional e se destacar pelo América entre os anos de 2022 e início de 2023, o lateral também tinha jogado na base em times como Dínamo de Araxá e Flamengo. No entanto, só recebeu a chance de estrear no elenco principal quando já fazia parte do grupo do Coelho.
Cruzeiro ganhou milhares de reais com venda de joia ao Bayer
A venda de Arthur, inclusive, foi considerada a maior da história do América-MG, segundo os dados divulgados pelo próprio clube no balanço financeiro referente ao ano passado. Na atual temporada, o lateral recebeu poucas oportunidades com o técnico espanhol Xabi Alonso, atuando em apenas cinco jogos, mas registrando duas assistências. Além de ser campeão alemão, o time está na final da Europa League e segue invicto na temporada.