Liberação de Dudu do Cruzeiro foi confirmada na semana

Os bastidores do Cruzeiro andam movimentando a imprensa nacional, que revelou impasses entre Dudu e a comissão técnica de Leonardo Jardim. Como consequência dos atritos internos, o camisa 7 foi afastado da preparação em função da terceira rodada da Copa do Brasil, contra o Vila Nova. Porém, o detalhe curioso é que a dispensa do atacante vinha sendo discutida há semanas pela cúpula mineira.
O jogador, que tem contrato válido até o final de 2027, aguarda a diretoria do Cruzeiro bater o martelo sobre seu futuro. Segundo apurações do ge, reuniões estão sendo realizadas na Toca da Raposa a fim de desdobrar a novela que tem dividido opiniões. A título de curiosidade, a falta de entrosamento entre Dudu e Raposa foi evidenciada após a derrota para o Palestino, no Chile, pela Copa Sul-Americana. Sobretudo, o camisa 7 revelou incômodo por ser reserva.
“ Não me sinto bem (em ser reserva). É ruim quando a gente é titular a vida toda e começa a reservar. Tem que se adaptar a esse estilo. No meu modo de ver, estava vindo numa sequência boa. Não sei por que o treinador optou por me tirar do time. A gente respeita a opinião. Não sei por que optou por me tirar do time. Opção é seguir trabalhando e tentar voltar ao time”, desabafou o jogador.
A declaração pública não foi bem aceita pela cúpula mineira, que se reuniu com o técnico Leonardo Jardim. Ao tomar ciência do pedido de Dudu para que fosse demitido, o português optou por afastar o atleta de seu planejamento. No entanto, justificou à imprensa que a perda de espaço foi motivada por questões “internas”.
“Antes do jogo, fechei o assunto. Disse que o motivo da suspensão não era a entrevista. O motivo da suspensão era um motivo interno, e todos estavam a par da situação, direção, jogadores, comissão técnica. Todos estão a par da situação”, disse o comandante, em coletiva, depois do jogo com o Vasco.
Próximos passos de Dudu
Embora tenha sido oficializado como uma das principais contratações do clube para 2025, o prestígio de Dudu entrou em descenso. Além da baixa produtividade em campo, o atacante havia mostrado comportamento indiferente diante dos resultados negativos. Assim, sua rescisão contratual está mais perto de ser assinada do que seu retorno ao plantel.
Detendo em mãos mais de dois anos de contrato pela frente, o jogador espera entrar em um acordo com o acionista Pedro Lourenço. Em resumo, para assinar sua dispensa, o camisa 7 receberá R$ 60 milhões referentes à multa rescisória. Ainda que priorize voltar a atuar com maestria, se despedir do Cruzeiro não parece estar incomodando o craque.
De acordo com o ge, Dudu reconhece seu papel no Gigante da Pampulha, mas prioriza seus direitos. “Estou no clube para cumprir meu contrato, só quero saber do que tenho a receber”, teria dito o jogador, segundo relatos ouvidos pela reportagem.