Mandado embora pelo Cruzeiro é o melhor jogador da segundona de Portugal
Ex-jogador do Cruzeiro, o atacante Nenê foi o artiheiro da Segunda Divisão do Campeonato Português com 23 gols em 32 jogos e ainda ajudou o AVS a conseguir uma vaga na elite. A equipe do ex-cruzeirense terminou a competição nacional na 3ª posição com 64 pontos e precisou disputar uma espécie de playoffs contra o 16º colocado da Série A, no caso o Portimonense.
Nessa disputa, quem vencesse os confrontos de ida e volta ficaria com a última vaga na elite de Portugal. Nenê foi importante nas duas vitóras diante do Portimonense por 2 a 1, confirmando a classificação do AVS. O time do ex-atacante do Cruzeiro sobe para a Primeira Divisão ao lado do Santa Clara e do Nacional, campeão e vice respectivamente da Segundona de Portugal.
Nenê vestiu a camisa do Cruzeiro em 2007, um ano depois de ter feito um bom Campeonato Brasileiro pelo Santa Cruz com nove gols em 30 jogos. Na Raposa, o atacante teve forte concorrência pela titularidade, brigando por uma vaga com nomes como Araújo, Roni, Guilherme, Marcelo Moreno e Rômulo. Ao todo, o jogador marcou seis gols em 24 partidas.
Ex-Cruzeiro brilha em Portugal e vira artilheiro
Sem muito espaço com o técnico Adilson Batista, Nenê foi emprestado ao Ipatinga em 2008 e, na sequência, para o Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal. Depois de ser artilheiro da Primeira Divisão lusitana com 20 gols em 2008/09, se mudou para o futebol italiano e ficou nove temporadas em equipes como Cagliari, Verona, Spezia e Bari.