Matheus Pereira desiste do Zenit e decide jogar com atacante santista

Matheus Pereira seguirá no Cruzeiro após negociações avançadas com o Zenit, da Rússia, para uma transferência que poderia superar os R$ 100 milhões. O jogador, que tinha tudo encaminhado para se transferir ao clube russo, viu a transação ser frustrada devido a um desacerto de última hora, envolvendo questões financeiras e o não cumprimento de um acordo verbal.
A janela de transferências na Rússia se encerrou, e o meia não foi registrado a tempo. Além disso, Matheus decidiu permanecer no time mineiro e jogar ao lado de Gabigol, atacante santista de infância, que atualmente defende o Cruzeiro.
Em nota oficial, o Cruzeiro informou: ” Houve um acerto entre Cruzeiro e Zenit, a partir também de um acordo verbal do Matheus Pereira com o clube russo. O jogador foi liberado pra fazer exames, mas depois não formalizou o acordo verbal que tinha com o Zenit. Desta forma, diante do prazo que se encerrava na janela do paÃs, ele não vai pra Rússia”.
O contrato de Matheus Pereira com o Cruzeiro vai até junho de 2026. Durante as negociações, o jogador havia feito exames médicos, e o clube já estava no processo de rescisão contratual junto à CBF. Apesar disso, ele participou das atividades do time enquanto as tratativas com o Zenit estavam em andamento e está à disposição para o confronto contra o América-MG, válido pelas semifinais do Campeonato Mineiro.
Desejo de ir à Europa
Matheus, que chegou ao Cruzeiro em julho de 2023, por empréstimo, vindo do Al Hilal, da Arábia Saudita, se destacou após se recuperar de uma lesão no joelho, acumulando 16 assistências e 11 gols na temporada anterior, além de participar da final da Conmebol Sul-Americana.
Em dezembro de 2024, o jogador revelou seu desejo de jogar na Europa, citando razões pessoais: “Falei com Pedrinho, Alexandre Mattos e meu empresário. Queria levar meu filho para nascer na Europa, mas não deu certo”, afirmou. No entanto, ele não obteve a transferência desejada e segue no Cruzeiro.