Não tem mais volta! Vital deixa Cruzeiro e é aguardado por clube da Séria A
O Cruzeiro anunciou a venda do meio-campista Mateus Vital para o Necaxa, do México. A negociação é parte do processo de reformulação do elenco para a temporada de 2025, sob comando do técnico Fernando Diniz. O Cruzeiro receberá US$ 330 mil (cerca de R$ 2 milhões) pela transação, sendo que o clube mineiro detém 35% dos direitos econômicos do jogador, enquanto o Corinthians possui 50% e o atleta 15%.
Além do valor da venda, o Cruzeiro terá direito a 20% do lucro em uma possível futura venda do jogador, conhecida como cláusula de mais-valia. A negociação ainda envolve variáveis, incluindo a possibilidade de bonificações que poderão ser pagas pelo Necaxa, caso Mateus Vital atinja metas estabelecidas no contrato.
O estafe do jogador está finalizando os últimos detalhes para a rescisão amigável do vínculo com o Cruzeiro. Mateus Vital deve viajar nos próximos dias para o México, onde passará por exames médicos e testes físicos antes de assinar um contrato de três temporadas com o Necaxa, válido até dezembro de 2028.
Propostas de outros clubes
Antes de fechar com o Necaxa, Mateus Vital teve propostas de outros clubes mexicanos. O Monterrey, por exemplo, tentou contratá-lo por empréstimo com opção de compra, mas as condições econômicas apresentadas não agradaram nem ao Cruzeiro nem ao jogador.
Revelado no Vasco, Mateus Vital tem 26 anos e contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025. No clube mineiro, ele disputou 71 partidas, marcou três gols e deu três assistências. Antes de atuar no Cruzeiro, o jogador passou por Corinthians e Panathinaikos.