Cruzeiro resolveu vestir as mesmas cores do Palmeiras
Conheça um pouco sobre a história do Cabuloso

Atualmente, o Cabuloso ostenta um dos escudos mais bonitos do Brasil, tomado pela cor celeste predominando diante dos demais detalhes. Porém, nem sempre o tom em questão esteve em evidência na história do maior vencedor da Copa do Brasil. Fundada em 2 de janeiro de 1921, a Societá Sportiva Palestra Itália (Cruzeiro) desfilava com a tonalidade verde em seus uniformes, assim como os do Palmeiras.
Em suma, a motivação por detrás das cores em questão estava diretamente ligada à colônia italiana presente em Belo Horizonte. Nos anos subsequentes a sua fundação, o Cruzeiro recrutava apenas jogadores com ascendência do país europeu. Dessa forma, as tonalidades da bandeira da Itália se apossaram do escudo mineiro.
Embora não desqualifique a ligação do clube com a colônia italiana, o Cruzeiro passou por uma repaginada total durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, o azul assumiu o protagonismo, se tornando o mais emblemático símbolo de direcionamento para a legião de torcedores. Como resultado da alteração, houve o fortalecimento das tradições e compromisso com a população de Belo Horizonte.
Mudança de rota na história do Cruzeiro?
Diante da dissociação perante a cultura italiana, o Cabuloso viu seu nome e paleta de cores serem remodelados no ano de 1942. Em síntese, o decreto do presidente Getúlio Vargas proibiu referências a nações do Eixo, como Itália, Alemanha e Japão. Isso porque o Brasil havia se aliado aos países da oposição na Segunda Guerra Mundial.
Seguindo o enredo político, a Raposa passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube, abandonando de vez as cores verde e vermelho, passando a utilizar o azul como cor principal, e o branco. A nível de conhecimento, a paleta escolhida pretendia homenagear a Squadra Azzurra, que é como a seleção italiana de futebol é conhecida.
No ano de 2021, a diretoria do Cruzeiro decidiu homenagear suas origens ao lançar um uniforme na cor predominantemente verde. O uniforme em questão, em parceria com a Adidas, trouxe à tona o discurso de enaltecimento à história de um dos clubes mais tradicionais do país.