Papai Noel chega mais cedo e Globo decide mandar quase R$ 100 milhões ao Cruzeiro
A temporada de 2023 marcou o retorno do Cruzeiro à elite do futebol nacional. Entre os 20 times que disputaram a última edição da Série A do Campeonato Brasileiro, a Raposa ficou em 10º lugar em arrecadação referente às cotas de TV que são pagas pela Rede Globo, emissora responsável por transmitir os jogos do torneio.
De acordo com o jornalista Allan Simon, do portal ‘UOL Esporte’, o Cruzeiro recebeu R$ 98,5 milhões no somatório geral da arrecadação. Os valores do Campeonato Brasileiro são divididos da seguinte forma: 40% divididos de forma igual para todos os times; 30% do valor de acordo com o número de jogos transmitidos e os outros 30% em premiação segundo a colocação na tabela da competição.
O Cruzeiro terminou a Série A do Brasileirão em 14º lugar, posição que garantiu vaga na disputa da Copa Sul-Americana deste ano. dos R$ 98,5 milhões totais, R$ 31,9 milhões foram da cota fixa dos clubes; R$ 31,6 milhões por transmissões na TV aberta e TV paga; e cerca de R$ 17 milhões pela posição na tabela.
Cruzeiro é o 10º em arrecadamento na elite; veja o ranking
1 – Flamengo (R$ 275,2 milhões)
2 – Corinthians (R$ 187,2 milhões)
3 – Grêmio (R$ 170,1 milhões)
4 – Palmeiras (R$ 162,6 milhões)
5 – Atlético-MG (R$ 121,2 milhões)
6 – Botafogo (R$ 112,5 milhões)
7 – São Paulo (R$ 111,7 milhões)
8 – Fluminense (R$ 105,7 milhões)
9 – Internacional (R$ 105,5 milhões)
10 – Cruzeiro (R$ 98,5 milhões)
11 – Vasco (R$ 97,6 milhões)
12 – Red Bull Bragantino (R$ 85,8 milhões)
13 – Fortaleza (R$ 73,6 milhões)
14 – Bahia (R$ 72,1 milhões)
15 – Cuiabá (R$ 66 milhões)
16 – Santos (R$ 64,2 milhões)
17 – Coritiba (R$ 49,9 milhões)
18 – Goiás (R$ 49,4 milhões)
19 – América-MG (R$ 42,8 milhões)
20 – Athletico (R$ 41,8 milhões)