Pedrinho está pertinho de encerrar jejum no Cruzeiro e torcida do Atlético ficou sabendo
O Cruzeiro está próximo de alcançar uma marca que não ocorre desde 2017: terminar o Campeonato Brasileiro à frente do Atlético. Atualmente, a equipe celeste ocupa a 7ª posição na tabela, com 47 pontos em 33 jogos, enquanto o Atlético é o 10º colocado, com 42 pontos. Se a competição terminasse hoje, o Cruzeiro garantiria vaga na primeira fase da Copa Libertadores 2025, enquanto o Atlético disputaria a fase de grupos da Copa Sul-Americana do mesmo ano.
Esse panorama, no entanto, pode sofrer mudanças significativas nas próximas semanas, dependendo do desempenho das equipes em suas finais continentais. O Cruzeiro tem a chance de garantir vaga direta na Libertadores se vencer o Racing na decisão da Copa Sul-Americana, marcada para sábado, 23 de novembro, às 17h, no estádio La Nueva Olla, em Assunção, Paraguai. Já o Atlético busca o título da Libertadores 2024 contra o Botafogo no dia 30 de novembro, às 17h, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina.
Compromissos pelo Brasileirão antes das finais
Antes disso, ambas as equipes entram em campo pela 34ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro enfrenta o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo, na quarta-feira (20), às 11h. No mesmo dia, às 20h, o Atlético recebe o Botafogo no Independência, em Belo Horizonte, em uma prévia da decisão continental.
Desde 2017, o Cruzeiro não supera o Atlético em uma edição da Série A. Entre 2018 e 2019, o Atlético manteve vantagem, enquanto o Cruzeiro sofreu o rebaixamento. Entre 2020 e 2022, a equipe celeste disputou a Série B, enquanto o Atlético conquistou títulos nacionais, como o Brasileirão de 2021. No retorno à elite, em 2023, o Atlético foi 3º, e o Cruzeiro ficou em 14º.