Por que o Cabuloso se chama Cruzeiro? Relembre a história do clube

Embora seja projetado como um dos maiores clubes da América do Sul, o Cruzeiro nem sempre teve o nome popular que atualmente ecoa nas arquibancadas. Pensando nos torcedores recém-chegados, traremos algumas curiosidades sobre a história da equipe. Sobretudo, no guia em questão explicaremos o motivo da mudança de nome, das cores e o tamanho prestígio da Raposa.
Fundado em 1921, o clube mineiro inicialmente possuía o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, fazendo alusão ao país europeu. No entanto, 21 anos depois, a instituição em questão precisou alterar a forma como era conhecida devido à Segunda Guerra Mundial. Isso porque o Governo Federal, à época posicionado contra Alemanha, Itália e Japão, proibiu qualquer menção às nação inimigas.
Como resultado da imposição, a equipe mineira passou a ser chamada de Cruzeiro Esporte Clube, deixando de lado também o escudo que homenageava a comunidade italiana em Belo Horizonte. Nesse ínterim, nomes como Yale e Ypiranga foram sugeridos, mas devido ao símbolo da pátria brasileira, a constelação do Cruzeiro do Sul, a escolha foi efetuada.
Por outro lado, a nível de conhecimento, o escudo do Cabuloso passou por uma outra reformulação incontestável. Nesse ínterim, com o decreto lei proibindo o uso de termos que remetessem à Itália em entidades, instituições e estabelecimentos no Brasil, a Raposa deixou de lado as cores vermelho e verde para dar espaço à paleta azul e branco.
História do Cruzeiro regrada a títulos
Se firmando como um dos grandes clubes da América do Sul, o Cruzeiro assumiu a sexta posição em termos de maiores torcidas do Brasil. Como resultado de tamanho prestígio dentro e fora de campo, o plantel foi montado em direção ao trajeto dos títulos. Maior campeão da história da Copa do Brasil, o Cabuloso conta ainda com vasta prateleira de taças internacionais.
De modo geral, o Cruzeiro conta com 67 títulos faturados ao longo de sua dinastia no mundo da bola. Porém, alguns possuem uma maior relevância quando comparados a outros. Dessa forma, os torcedores se orgulham de poder ostentar as seguintes taças: Libertadores (x2), Supercopa Libertadores (x2), Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro (x3), Copa do Brasil (x6) e Campeonato Mineiro (x38).