Por que o Cruzeiro é chamado de Raposa?

Fundado em 2 de janeiro de 1922, o Cruzeiro Esporte Clube assumiu o protagonismo do futebol brasileiro sem muitas dificuldades. Embora sua história seja fora de curva, nem todos os torcedores sabem o motivo da equipe mineira ser chamada de Raposa. A fim de sanar as dúvidas, traremos um retrospecto explicando tal alcunha.
A princípio, o mascote do Cruzeiro foi criado por Fernando Pieruccetti, duas décadas após a fundação do clube. Imergindo na história da instituição, o artista utilizou Mário Grosso, presidente celeste em 1940, como fonte de inspiração. Em um contexto geral, o mandatário era conhecido por sua astúcia, rapidez e inteligência na hora de sacramentar as negociações dos jogadores, destrancando as virtudes também atribuídas à Raposa.
Com a alcunha se popularizando entre os torcedores, coube ao clube idealizar um mascote para agitar as arquibancadas. Em reunião realizava pela cúpula do Cruzeiro, surgiu o Raposão, mascote-vivo do clube, que ganhou protagonismo nos jogos no Mineirão. Por sua vez, o Raposinho passou a se juntar ao companheiro em 2003 e desde então não mais saiu do lado.
O detalhe curioso é que no ano da primeira aparição da dupla, o Cruzeiro faturou a Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão). Assim, o Raposão e o Raposinho se tornaram amuletos para os torcedores do Cabuloso. Posteriormente, em 2020, o clube lançou a Raposona Salomé, em homenagem à ilustre torcedora Dona Salomé, que faleceu em dezembro de 2019.
Próximos jogos do Cruzeiro
Embora a história seja repleta de curiosidades, a atual realidade do Cruzeiro não tem sido fácil. Oscilando ao decorrer do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana, Gabigol e companhia precisam reencontrar o caminho das vitórias. No mais, confira o calendário da Raposa nos próximos dias:
- 20 de abril: Bragantino x Raposa – Série A
- 24 de abril: Palestino x Raposa – Copa Sul-Americana
- 27 de abril: Raposa x Vasco – Série A
- 30 de abril (a confirmar): Raposa x Vila Nova – 1º jogo da terceira rodada da Copa do Brasil
- 04 de maio: Raposa x Flamengo – Série A
- 07 de maio: Mushuc Runa x Raposa – Copa Sul-Americana.