Quero ver você adivinhar: Qual a data de fundação do Cruzeiro?

Protagonista do futebol brasileiro por várias décadas, a história do Cruzeiro detém um vasto leque de triunfos inquestionáveis. Diante de tamanho prestígio, o clube de Minas Gerais é considerado o sexto maior do país em termos de torcida. Assim, pensando em evidenciar algumas curiosidades sobre a instituição, iremos remontar a história do Gigante da Pampulha.
FUNDAÇÃO
A princípio, sob forte apelo da cultura italiana, no dia 2 de janeiro de 1921 foi fundado a Sociedade Esportiva Palestra Itália. Detendo uma configuração totalmente adversa aos modelos atuais, o Cruzeiro ostentava as cores verde, vermelho e branco. Sobretudo, a paleta em questão esteve diretamente ligada aos desportistas que auxiliaram no projeto de construção do Cabuloso.
Para dar novos capítulos à história da instituição, no ano seguinte os dirigentes adquiriram um terreno que atualmente está estabelecido o Parque Esportivo do Cruzeiro. Coma consolidação da grandiosa história do plantel mineiro, em 23 de setembro de 1923 foi inaugurado seu estádio, no Barro Preto. O palco foi totalmente construído por jogadores e associados à colônia italiana de Belo Horizonte.
MUDANDA DE NOME E CORES
Ao passo que a Segunda Guerra Mundial veio à tona, o Governo Federal se aliou aos países da Tríplice Entente, que incluía os Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética, França e China. Em síntese, como o Brasil adentrou no conflito ao lado dos Aliados, Alemanha, Itália e Japão foram enquadrados como inimigos. Assim, qualquer indício de menção ao trio foi proibida em território nacional.
Em detrimento da imposição federal, o Cabuloso passou a ser chamado de Cruzeiro Esporte Clube, deixando de lado também o escudo que homenageava a comunidade italiana em Belo Horizonte. Nesse ínterim, nomes como Yale e Ypiranga foram sugeridos, mas a constelação do Cruzeiro do Sul foi escolhida. Em contrapartida, o verde, vermelho e branco deram lugar ao branco e azul.
Títulos faturados pelo Cruzeiro
Apesar de ter passado por várias mudanças ao longo de sua história, o Cruzeiro continuou estendendo seu legado soberano no futebol brasileiro. Nesse ínterim, em campo, o elenco mineiro atingiu feitos memoráveis, sendo projetado ao status de maior campeão da Copa do Brasil. Por outro lado, a Raposa carrega consigo 67 taças das mais diversas competições. Confira:
- Libertadores da América (x2)
- Supercopa Libertadores (x2)
- Recopa Sul-Americana
- Supercopa Masters
- Copa de Ouro Nicolás Leoz
- Campeonato Brasileiro (x3)
- Copa do Brasil (x6)
- Taça Brasil
- Série B
- Campeonato Mineiro (x38)
- Copa Centro-Oeste
- Copa Sul-Minas (x2)
- Supercampeonato Mineiro
- Copa dos Campeões Mineiros
- Copa Belo Horizonte
- Taça Minas Gerais (x5).