Sul-Americana 2025; O que o Cruzeiro ainda pode fazer para se classificar?

O Cruzeiro encara o Palestino, nesta quinta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), em Coquimbo, no Chile, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A equipe entra em campo com a necessidade de vencer para manter chances de classificação à próxima fase. Com zero pontos após duas rodadas, a equipe mineira ocupa a última colocação do Grupo E.
A situação no grupo exige uma reação imediata. Apenas o primeiro colocado avança para o mata-mata da competição. O Mushuc Runa lidera com seis pontos, seguido por Palestino e Unión de Santa Fe, ambos com três. O Cruzeiro, sem pontos, precisa vencer os três jogos restantes e ainda depender de uma combinação de resultados para avançar.
Cruzeiro precisa reagir para sonhar com a vaga
Além da pontuação, o desempenho fora de casa é um obstáculo. O Cruzeiro ainda não venceu como visitante em 2025. Foram nove partidas longe de Belo Horizonte, com quatro empates e cinco derrotas. O aproveitamento atual é inferior a 10%. A última vitória como visitante aconteceu em dezembro de 2024, contra o Juventude, na última rodada do Brasileirão.
Na temporada atual, a equipe já enfrentou rivais em diferentes contextos e locais. Empatou com São Paulo (duas vezes), Atlético-MG e Red Bull Bragantino. Perdeu para Athletic, Democrata-GV, Unión, Internacional e novamente para o Bragantino. O técnico Leonardo Jardim precisa buscar soluções imediatas, principalmente no setor ofensivo, que marcou apenas quatro gols fora de casa em 2025.
Após o confronto com o Palestino, o Cruzeiro ainda enfrentará o Mushuc Runa no Equador, em Riobamba, a 2.754 metros de altitude. O encerramento da fase de grupos será contra o Unión de Santa Fe, em Belo Horizonte. Para seguir vivo na competição, a equipe depende de três vitórias e, possivelmente, de um critério de desempate favorável.
Com duas partidas seguidas longe de casa, o Cruzeiro precisa melhorar seu rendimento como visitante e manter 100% de aproveitamento até o fim da fase de grupos para continuar sonhando com a classificação.