História do CruzeiroNotícias do Cruzeiro

Todos os títulos que Dirceu Lopes ganhou no Cruzeiro

Confira todos os títulos que o antigo meio-campista Dirceu Lopes Mendes conquistou vestindo a camisa do Cruzeiro Esporte Clube. O time mineiro tem, em sua história, um panteão de grandes ídolos que estiveram presentes em momentos importantíssimos para o clube. Sendo assim, alguns deles acabam ganhando grande destaque por tudo aquilo que fizerem dentro de campo.

Para se chegar ao patamar que o Cabuloso chegou no decorrer dos anos, diversas taças tiveram que ser conquistadas no decorrer do caminho. Mas, para que esses títulos fossem parar na sala de troféus do Rei de Copas, jogadores de peso tiveram que vestir a camisa azul. Como é o caso do grande meio-campista que vamos relembrar nesta matéria.

O antigo meio-campista ficou conhecido por conta de todo o seu sucesso defendendo as cores do Cruzeiro durante o auge da sua carreira. Com toda essa glória que conquistou em Minas Gerais, inclusive, chegou até mesmo a receber o apelido de “Príncipe do Futebol”, sendo um dos jogadores ambidestros mais destacados de toda a história.

Dirceu Lopes quase foi para o Galo

A história de Dirceu Lopes dentro do Cruzeiro acabou ficando marcado por uma ‘quase’ ida ao maior rival. Em 1963, o Atlético observou o jogador em uma partida preliminar entre juvenis, antecipando o confronto entre os times profissionais. Assim, com todo seu destaque dentro de campo, o jogador foi convidado para se juntar ao Galo e até deu uma resposta positiva para o caso.

No entanto, engana-se quem pensa que ele foi vestir alvinegro depois disso. Isso porque, poucos dias após esse encontro, um dirigente do Cruzeiro teria ido atrás do talentoso garoto, que não pensou duas vezes e aceitou ir vestir a camisa azul. Assim começou a trajetória do Príncipe com o time celeste.

Ao longo de toda a sua carreira com a Raposa, o meio-campista empilhou feitos históricos que ainda serão contados de gerações para gerações por dezenas de anos. Uma dessas conquistas, inclusive, se deu quando, em 1965, ele foi o responsável por dar a assistência para o primeiro gol da história do Estádio Mineirão. Isso tudo quando ainda tinha apenas 19 anos.

Depois disso, a fama de Dirceu Lopes só aumentou ainda mais, com alta velocidade, dribles plásticos, passes de efeito e chutes ao gol colocados. Sendo assim, ele participou de impressionantes 13 conquistas de títulos nos tempos em que defendeu a camisa celeste. Todo esse destaque, inclusive, o colocou entre os grandes nomes de toda a história do Cruzeiro Esporte Clube.

Dirceu Lopes empilhou taças vestindo azul

Ao todo foram 13 taças, mas muitas histórias conquistadas por Dirceu Lopes durante seus 12 anos defendendo a camisa do Cruzeiro. O momento mais memorável talvez seja a histórica final do Campeonato Brasileiro de 1966. Naquela ocasião, o jogador foi o grande nome da conquista celeste em cima de um dos maiores elencos que o futebol brasileiro já viu.

Contra o Santos de Pelé e companhia, o Cabuloso não se intimidou naquela final nacional e conseguiu vencer as duas partidas. Para começar, já na ida, o meio-campista já marcou três vezes na vitória por 6 a 2. Além disso, ele também foi responsável por mais um tento também no segundo jogo, em outra vitória, por 3 a 2.

Os resultados expressivos não só colocaram o Cruzeiro no topo do futebol brasileiro, mas também mostraram que o cenário mineiro também possuía muito talento. Ainda mais em um período onde o eixo Rio-São Paulo acabava dominando, com Santos, Botafogo e Palmeiras, por exemplo.

Além disso, anos depois, Dirceu Lopes também participou da campanha que resultou no primeiro título da Copa Libertadores da América na história do Rei de Copas. Em 1976, esteve presente no elenco que encantou todo o continente chegando ao título em cima do River Plate na final.

Vale ressaltar, inclusive, que, durante os anos em que esteve em Minas Gerais, o jogador também acabou ajudando o time azul a manter uma certa hegemonia dentro do cenário estadual. Ao todo foram onze taças estaduais conquistadas, sendo nove delas o Campeonato Mineiro.

Além de todas as taças conquistadas, o meio-campista também se destacou por todos os números alcançados. Atualmente ele é o segundo maior goleador da história do Cabuloso, com 223 bolas na rede pelo time. Entre outros feitos, ele também está em terceiro na lista de atletas com mais jogos vestindo azul, sendo 610 ao todo.

Todos os títulos do Príncipe do Futebol com o time celeste

Confira a lista de todas as taças de Dirceu Lopes pelo Cruzeiro:

  • Campeonato Mineiro: 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1972, 1973, 1974 e 1975;
  • Torneio Início de Minas Gerais: 1966;
  • Campeonato Brasileiro: 1966;
  • Taça Minas Gerais: 1973;
  • Copa Libertadores da América: 1976.

Luan PG

Graduando em jornalismo e fã das boas histórias da bola.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo