Mal demitiu e já foi atrás: Gabriel Milito confirma decisão sobre Fluminense

A diretoria do Fluminense anunciou a demissão de Mano Menezes após derrota para o Fortaleza por 2 a 0, em jogo válido pela primeira rodada do Brasileirão. Reconhecendo a urgência em reorganizar a casa em função da continuidade da temporada, Gabriel Milito foi procurado pelo tricolor. No entanto, apesar do interesse da equipe carioca, o ex-treinador do Atlético-MG recusou o convite.
Colocado no rol de técnicos como a primeira opção do Fluminense, Milito não respondeu à preferência como os dirigentes esperavam. Livre no mercado desde o fim de 2024, quando foi dispensado pelo Galo, o argentino optou por aguardar novas propostas. De acordo com apurações da ‘ESPN’, o tricolor teria ofertado 3 milhões de dólares (cerca de R$ 17 milhões na cotação atual) por ano ao comandante em salários.
Reconhecendo a importância do clube para o cenário brasileiro de futebol, Gabriel Milito solicitou um tempo para pensar sobre o assunto. Todavia, voltou atrás ao antecipar a recusa para que o Fluminense deposite seu radar na direção de outro técnico. Sobretudo, o argentino não pretende atuar no país, já que o calendário apertado dificulta a projeção de sua identidade dentro de campo.
O nome de Milito surgiu na cúpula do Fluminense após seu desempenho sob o comando do Atlético Mineiro, na temporada 2024. Em sua estadia por Belo Horizonte, a peça em questão disputou 62 partidas, por onde acumulou 23 vitórias, o título do Campeonato Mineiro e os vices da Copa do Brasil e Libertadores da América. Por fim, o argentino livrou o alvinegro do rebaixamento na última rodada da Série A.
Estreia desastrosa do Fluminense
Depois de fugir da segunda divisão nacional na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, o Fluminense prometeu ao torcedor uma mudança completa de rota. Com poucas contratações, o tricolor foi derrotado na final do estadual para o Flamengo. Nesse ínterim, teve duas semanas de preparação em função da estreia na Série A sob o comando de Mano Menezes.
Mantendo o mesmo estilo de jogo pacato, o veterano não conseguiu extrair o melhor de seus jogadores diante do Fortaleza, na Arena Castelão. Soberano do início ao fim, o Leão do Pici venceu o confronto com gols de Lucero e Tinga. Assim, o Fluminense foi direcionado à vice-lanterna do Brasileirão, acima apenas do Vitória.