Vídeo: Áudio do VAR comprova que Cruzeiro foi prejudicado pela arbitragem no Beira-Rio

O Cruzeiro conheceu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro diante do Internacional, mas em uma partida marcada por polêmicas. Sobretudo, aos 20 minutos do primeiro tempo, Jonathan Jesus foi expulso do confronto pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. Por sua vez, a CBF divulgou o áudio da decisão final em comum acordo com a cabine do VAR.
A expulsão do zagueiro gerou revolta nos jogadores e comissão técnica do Cruzeiro. Como resultado da decisão de campo, a equipe mineira foi derrotada por 3 a 0. Todavia, para colocar um ponto final na discussão sobre o erro do quadro de arbitragem, a CBF divulgou as imagens e áudio da cabine de comunicação do VAR.
Em um primeiro momento, o árbitro Marcelo de Lima Henrique sinalizou a marcação da falta com o cartão amarelo. Porém, os profissionais da cabine do VAR abriram diálogo no sistema sonoro com a finalidade de convencer o dono do apito a mudar sua decisão. Após longa discussão, o juiz voltou atrás e aplicou o vermelho, sem que fosse ao monitor.
“Pela (câmera) 4 baixa, eu consigo, claramente, ver um contato imprudente do jogador 34. Aqui (toque entre joelhos) é o momento que impacta. Está confirmado o dogso, porque eu tenho o outro defensor, mas ele está atrás da linha da bola e não tem condições de disputar a bola com o atacante, que tem domínio, velocidade, distância curta à meta e só o goleiro na frente”, sinalizou Daiane Muniz, responsável pelo VAR.
Confira o lance:
CBF divulgou o audio do VAR da expulsão de Jonathan, do Cruzeiro, na partida vs Inter
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) April 7, 2025
"O defensor está atrás da linha da bola, ele não tem mais condições de disputar essa bola com esse jogador. Tem proximidade, tem domínio, e só tem o goleiro à frente"
pic.twitter.com/2f9mG8LYXT
Revolta coletiva do Cruzeiro
Além dos jogadores e comissão técnica demonstrarem insatisfação com a expulsão de Jonathan, o acionista da SAF do Cruzeiro, Pedro Lourenço, se posicionou. Durante coletiva de imprensa, o empresário confirmou que medidas drásticas serão tomadas junto à CBF. No mais, ressaltou os constantes erros perante o clube mineiro nos últimos jogos.
“O Alexandre (Mattos) já fez contato com a Comissão de Arbitragem, e o Cruzeiro não vai se calar, vai defender os direitos. Queremos tratamento igual… Quase todos os jogos somos prejudicados pelo VAR, então para quem se paga o VAR? Se tem a tecnologia, é para ser usado. Eu não sei qual que a intenção do juiz, eu não posso julgar a pessoa, mas é muito lamentável o que aconteceu com a gente aqui hoje. Na realidade, acabou com o jogo”, disparou o mandatário.