Dedé larga tudo e viaja 2h para assinar contrato com Cruzeiro
Em abril de 2013, o Cruzeiro surpreendeu ao mercado de transferências do futebol brasileiro ao anunciar a contratação do zagueiro Dedé. Na época, o jogador tinha 24 anos e era um dos grandes destaques do Vasco da Gama, mas optou por viajar do Rio de Janeiro a Belo Horizonte para assinar o contrato na Toca da Raposa, num voo que dura em média 2h.
O Cruzeiro pagou cerca de 5 milhões de euros para tirar Dedé do Vasco, fazendo com que essa fosse a contratação mais cara da história do clube mineiro até então. Antes disso, o valor mais alto pago pela diretoria da Raposa tinha sido em 2000, quando pagou 5 milhões de dólares para fechar com o lateral-esquerdo Sorín, que brilhava no River Plate, da Argentina.
Dedé fez muito sucesso com a camisa do Cabuloso, sendo peça importante de times históricos que conquistaram duas edições da Série A do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014) e duas Copas do Brasil (2017 e 2018). No entanto, o zagueiro começou a sofrer com problemas físicos em sequência, ficando bastante tempo afastado dos gramados por conta das lesões.
Dedé trocou o Vasco pelo Cruzeiro por fortuna em 2013
Em 2019, quando já não era visto como uma unânimidade entre os torcedores da Raposa, Dedé fez parte do elenco que foi rebaixado à Segunda Divisão do campeonato nacional pela primeira vez na história. Naquele mesmo ano, o zagueiro teve lesões ainda mais sérias e só voltou a atuar em 2022, quando teve passagens rápidas por Athletico-PR e Ponte Preta. Em seguida, anunciou sua aposentadoria do futebol.