Matemáticos se antecipam e Cruzeiro coloca mais de um pé em competição da Conmebol
Os resultados da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro deixaram o Cruzeiro em uma boa posição para garantir vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. Após vencer o Atlético-GO por 3 a 1 no domingo (1), o time celeste chegou aos 41 pontos na tabela e agora ocupa o 5º lugar, ficando dentro da zona de classificação para a competição da Conmebol.
De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro chegou agora a 67,6% de chances de voltar a disputar a Copa Libertadores. Neste momento, a equipe de Belo Horizonte só tem menor probabilidade de classificação do que os quatro times que estão à frente na tabela (Botafogo, Fortaleza, Palmeiras e Flamengo). Veja a seguir:
- Botafogo: 99,9%
- Fortaleza: 98,8%
- Palmeiras; 94,9%
- Flamengo: 84,7%
- Cruzeiro: 67,6%
- São Paulo: 59,2%
“Nós temos o objetivo de ficar brigando sempre na zona da Libertadores. Então, a gente tem que olhar para cima na tabela, esse jogo foi fundamental para que a gente continuasse olhando para cima e para conseguir galgar posições”, disse o técnico Fernando Seabra após a vitória sobre o Atlético-GO.
Cruzeiro terá confronto decisivo por vaga na Libertadores
Para seguir nas primeiras posições, o Cruzeiro terá um ‘jogo de seis pontos’ na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Após a Data Fifa, a Raposa vai receber o São Paulo no dia 15 de setembro no Mineirão, em Belo Horizonte. O Tricolor Paulista está empatado em pontos com o clube mineiro (41), mas fica uma posição abaixo na tabela por conta do saldo de gols (8 contra 7).